Dia do Professor: Aprender Valor já tem mais de 140 mil profissionais de ensino cadastrados na plataforma

Neste 15 de outubro, o Banco Central celebra o Dia do Professor agradecendo aos professores de mais de 27 mil escolas em todo o país que integram o programa Aprender Valor. São mais de 140 mil profissionais da educação já cadastrados na plataforma gratuita, empenhados em levar educação financeira a estudantes brasileiros. 
A professora Carina Cavalini de Lima, de Itapuca (RS), defende que a educação financeira transcende as disciplinas. Ela utilizou os materiais do programa Aprender Valor para ajudar seus alunos a escreverem textos para um concurso de oratória. “Educação financeira deveria ser disciplina do currículo escolar, porque ela permeia a nossa vida cotidianamente. Do bom gerenciamento dos nossos ganhos e dos nossos gastos depende a concretização dos nossos sonhos futuros.”
A educadora Albaniza Carlos Venâncio, que leciona em uma comunidade quilombola em Altaneira (CE), compartilha a felicidade de ver o crescimento de todos os envolvidos na iniciativa do BC. “É um projeto que fez com que a gente crescesse: as famílias dos nossos alunos, nós profissionais e os alunos também”, afirmou.
Colega de região de Albaniza, Tatiane da Silva Nunes, de Crato (CE), reforça como a experiência de aplicar o Aprender Valor é gratificante ao ver os alunos criarem “hábitos saudáveis de como gerenciar seus recursos, hábitos esses que eles levarão para a vida toda”.
“Os professores são o coração do Aprender Valor. São eles que dão vida aos recursos didáticos que fornecemos no programa e fazem, de fato, a educação financeira acontecer nas salas de aula de mais de 27 mil escolas de todo o país. Obrigada por nos ajudarem na incrível missão de formar a próxima geração de brasileiros para lidar melhor com o dinheiro e, com isso, viver com mais bem-estar e realizar seus sonhos”, destacou Ana Márcia Fonseca, chefe da Divisão de Educação Financeira do Banco Central​.
Principais novidades do Aprender Valor
  • Assinatura de acordo de cooperação entre BC e MEC: em 1º de outubro, BC e Ministério da Educação (MEC) assinaram um acordo de cooperação técnica, oficializando a parceria entre o Aprender Valor e o novo programa Na Ponta do Lápis​, do MEC. Por meio do Na Ponta do Lápis, o MEC pretende estimular a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária em todas as escolas públicas do país. O acordo tem prazo de cinco anos e prevê que, durante esse período, BC e MEC irão colaborar para que a educação financeira chegue a cada vez mais estudantes brasileiros. O Aprender Valor será a plataforma oficial do Na Ponta do Lápis e será indicado pelo MEC a todas as redes de ensino, como fonte de recursos educativos sobre Educação Financeira. Além disso, a Matriz de Competências de Letramento Financeiro do Aprender Valor será adotada, pelo MEC, como a matriz de referência para todas as escolas do país. Esse documento indica as habilidades de Educação Financeira que estudantes do ensino fundamental e do ensino médio devem aprender ao longo da vida escolar.
  • Novo canal oficial de comunicação do Aprender Valor no WhatsApp: em 7 de outubro, foi lançado o novo canal oficial do Aprender Valor no WhatsApp. A ideia é oferecer mais uma fonte oficial de informações sobre o programa, em uma das plataformas de mensagens mais populares do país, assegurando aos seguidores a autenticidade e a segurança do conteúdo compartilhado. A nova ferramenta vem para facilitar a comunicação e garantir que as informações essenciais cheguem de forma rápida e direta aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares que aplicam a metodologia do programa no dia a dia. Os seguidores receberão: 
    • todas as novidades sobre o Aprender Valor, como o lançamento de novos recursos didáticos;
    • lembretes de prazos importantes relacionados às etapas do programa;
    • suporte prático, com a divulgação de tutoriais de uso da plataforma on-line, que facilitam a navegação e o aproveitamento máximo dos recursos disponíveis;
    • convites para eventos virtuais, como webinars, rodas de conversa e premiações;
    • depoimentos de outros profissionais da educação que já colhem os frutos do programa;
    • dicas de educação financeira pessoal;
    • informações sobre novas parcerias firmadas pelo Aprender Valor.
Confira a seguir mais depoimentos de quem dedica a vida a ensinar às crianças que sonhos podem ser realizados, desde que haja planejamento.
Norete Meireles Ribeiro aplica o programa em sua escola em Tefé (AM). Ao comentar sobre como o programa capacita os alunos a planejarem o futuro, ela diz que a iniciativa vai além do conteúdo curricular. “O Aprender Valor está fazendo a diferença, transformando o Brasil”, destacou.
Diana D’Ark de Souza Coelho, professora em Governador Valadares (MG), comenta sobre a “mudança de mentalidade” que o programa Aprender Valor provoca, extrapolando os muros da escola. Ela compartilha como o aprendizado se reflete em casa, com filhos incentivando os pais a economizar. E convida: “Levem essa vivência para dentro das escolas, porque vai trazer liberdade aos cidadãos, e essa liberdade pode mudar o nosso país”.
Tatiane Marina de Castro Knebel, de Butiá (RS), que implementou o projeto em duas escolas, conta que a iniciativa é uma “ferramenta poderosa para construir futuros mais sólidos”.
Marilda Suíta Batista Barbosa, de Orizona (GO), enfatiza a riqueza do material e o valor de ensinar as crianças a planejarem: “A gente tentou mudar tantas coisas na vivência deles, na vida deles, mostrando: dê valor ao que tem, dê valor ao dinheiro, saiba de onde ele sai, como adquirir o dinheiro e ter o melhor planejamento com esse dinheiro”.
 
O que é o Aprender Valor
O Aprender Valor é um programa gratuito do BC que ajuda professores, escolas e redes de ensino a levarem educação financeira a estudantes do ensino fundamental de todo o país. A partir de 2026, o programa terá recursos didáticos disponíveis também para o ensino médio. Qualquer pessoa pode ter acesso ao programa. Basta acessar a plataforma usando uma conta gov.br nível prata ou ouro.
 
Números do programa
  • Temos mais de 140 mil profissionais cadastrados na plataforma, vinculados a mais de 27 mil escolas, em todas as Unidades da Federação.
  • Recursos educacionais disponíveis gratuitamente:  
    • 68 projetos escolares, com mais de quinhentas aulas prontas integrando a Educação Financeira a conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História, tal como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – desses, três são projetos específicos para Educação de Jovens e Adultos (EJA);
    • quatro cursos on-line de formação para professores e gestores escolares, incluindo um curso de Educação Financeira Pessoal;
    • duas provas por ano para avaliar o Letramento Financeiro de turmas de 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *