
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados discute, nesta quarta-feira (20), a situação dos laboratórios de eficiência energética do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).
O debate será realizado às 16 horas, no plenário 14.
Veja quem foi convidado para o debate
O debate atende a pedido do deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ). Ele espera esclarecer os impactos da atual estrutura de financiamento do Cepel sobre a continuidade e integridade dos laboratórios de eficiência energética.
Bandeira de Mello afirma que as alterações no modelo de financiamento e de governança do centro, após a capitalização da Eletrobras, afetam a operação de 30 laboratórios de referência nacional e internacional nas áreas de eficiência energética, alta tensão, ensaios elétricos, fontes renováveis e sistemas inteligentes.
“O Cepel é responsável por cerca de 70% da capacidade laboratorial do setor elétrico brasileiro, e sua fragilização compromete o atendimento às demandas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e os compromissos do Brasil com a transição energética, a descarbonização da economia e o desenvolvimento sustentável”, afirma.