
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (10), audiência pública para discutir a implementação da Lei 14.878/24, que instituiu a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências.
O debate atende a requerimento do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) e está marcado para as 16 horas, no plenário 3.
Segundo ele, o objetivo é discutir a aplicação da lei diante do crescimento esperado de casos de demência no Brasil, da necessidade de investimentos em pesquisa científica e da preparação do Sistema Único de Saúde (SUS) para oferecer atendimento especializado.
“Estimativas recentes indicam que há hoje cerca de 1,8 milhão de pacientes de demência no Brasil, e este número provavelmente é subestimado em função de subdiagnóstico”, afirma Glauber Braga. Ele destaca ainda que, com o envelhecimento da população, estima-se que a prevalência de casos aumente consideravelmente no país nos próximos 30 anos.
“A audiência permitirá discutir a capacitação dos profissionais de saúde para o atendimento especializado e humanizado, a integração de novas tecnologias e abordagens terapêuticas no tratamento oferecido pelo SUS, e o fortalecimento das redes de apoio e serviços comunitários para suporte aos cuidadores e familiares”, diz o deputado.