Comissão debate condições de trabalho dos profissionais de controle de tráfego aéreo

Enilton Kirchhof/Força Aérea Brasileira
Audiência vai debater a precarização dos profissionais do tráfego aéreo

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove, nesta segunda-feira (14), audiência pública sobre as condições de trabalho dos profissionais de controle de tráfego aéreo. O debate atende a pedido da deputada Erika Kokay (PT-DF). A audiência será realizada a partir das 10 horas, no plenário 3.

A audiência será interativa; veja quem foi convidado e envie suas perguntas.

Segundo a deputada, dados demonstram que o Brasil possui um dos espaços aéreos mais movimentados do mundo, e a tendência é de um crescimento expressivo nos próximos anos.

“Entretanto, sem condições dignas de trabalho nos ambientes de controle de tráfego aéreo, corremos o risco de comprometer a segurança dos voos, o que pode impactar diretamente um setor estratégico para o desenvolvimento econômico, social e para a integração nacional”, observou Erika Kokay.

Ela lembra que há inúmeros relatos de situações extremas enfrentadas por esses profissionais, que testemunham a precarização crescente de sua atividade. “A sobrecarga de trabalho, a defasagem salarial, o alto custo dos planos de saúde, a necessidade de cursos de atualização profissional e a carência de equipamentos adequados para atender a demanda são apenas alguns dos desafios enfrentados diariamente pelos controladores de tráfego aéreo”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *