Aprender Valor: conheça os educadores, as escolas e as redes de ensino que mais se destacaram em 2024

O Banco Central (BC) anunciou educadores, escolas, redes de ensino e secretarias de educação que se destacaram no ciclo 2024 do Programa Aprender Valor – iniciativa que promove a educação financeira nas escolas públicas e particulares do ensino fundamental em todo o país e também para a população em geral. O anúncio foi feito no último dia 6 de agosto, durante o 2º Evento de Educação Financeira, que reuniu autoridades, representantes das secretarias de educação, das escolas premiadas e de profissionais da educação.
A transmissão do 2º Evento de Educação Financeira​, incluindo os depoimentos do representante de cada categoria premiada, pode ser assistida neste link.
Durante a cerimônia de premiação, o BC também anunciou a expansão do Aprender Valor, que passará a contemplar estudantes do ensino médio das redes pública e privada a partir de 2026. A expansão contará com a parceria da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Leia mais aqui​.
Cerimônia
O painel de abertura contou com a presença de representantes da Anbima, da CVM, do Sebrae, da bolsa de valores Brasil, Bolsa, Balcão (B3), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Por parte do BC, Luis Mansur, Chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef), falou sobre quais são os grandes desafios da educação financeira: “Ainda há muito o que avançar para termos um bom letramento financeiro entre os brasileiros. Acreditamos que os caminhos para integrar a educação financeira de forma efetiva no currículo escolar passam por materiais acessíveis, formação docente, avaliação contínua e articulação institucional. O Aprender Valor é um exemplo concreto de como isso pode ser feito com impacto e escala”.
Premiação
A abertura da cerimônia de entrega dos prêmios foi conduzida pela Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta (Direc) do BC, Izabela Correa: “Estamos aqui para reconhecer, honrar e parabenizar todos os profissionais da educação envolvidos no Aprender Valor, em nome daqueles que mais se engajaram no programa no ano passado. Vocês, premiados de hoje, são um exemplo a ser seguido por todo o país”. 
Segundo a diretora, iniciativas de educação financeira como o Aprender Valor contribuem diretamente para melhorar o bem-estar financeiro dos brasileiros: “E melhor ainda se conseguimos fazer isso desde a infância e dentro da escola. Se estamos na escola, podemos formar também esse professor, não só para levar esse tema para a sala de aula, mas também para usar esse conhecimento em sua vida”.
Izabela destacou também a importância dos profissionais de educação no processo: “O BC sozinho não faz o Aprender Valor. A gente só dá o pontapé inicial. Quem realmente faz o Aprender Valor acontecer está aqui, nesta plateia, e está nos assistindo on-line. São professores, diretores escolares, secretários de educação, técnicos das secretarias estaduais e municipais, enfim, são os mais de 130 mil educadores que ouviram nosso chamado e se juntaram a nós. É a vocês que devemos toda a nossa gratidão”.
Ao todo, 29 premiações foram distribuídas a professores, coordenadores e instituições, incluindo unidades de ensino quilombolas e indígenas. Além dos certificados e troféus, os professores, coordenadores estaduais e municipais receberam prêmios individuais em dinheiro no valor de R$4.300,00. Cada uma das escolas e dos municípios premiados receberam, respectivamente, R$16.000,00 e R$26.000,00. Os prêmios em dinheiro serão pagos pelo patrocinador do evento, o FGC.
Confira a seguir a relação dos premiados.
–  Professoras e professores por região geográfica: 
Região Norte;
  • Lourivan de Oliveira Miranda, Escola Municipal Professor João Queiroz, Formoso do Araguaia (Tocantins)
  • Patrícia Karla Cerquinho da Silva Coqueiro, Escola Estadual de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga, Manaus (AM)
Região Nordeste;
  • Vanessa Beserra Melo, Unidade Escolar Raimundo Marcelino de Sousa, São Miguel do Tapuio (PI)
  • Sônia Maria Ires Mota, Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lopes Marçal, Morrinhos (CE)
Região Centro-Oeste;
  • Leidian da Silva Moreira de Souza, Escola Municipal Jardim das Acácias, Padre Bernardo (GO)
  • Thiago Pereira de Araújo Bezerra, Escola Municipal de Monte Alto, Padre Bernardo (GO)
Região Sudeste;
  • Aline Ferreira Pereira, Escola Municipal Francisca Jeremias, São João de Meriti (RJ)
  • Júnia Alessandra Pereira de Assis, Escola Municipal Araripe Junior, Governador Valadares (MG)
Região Sul.
  • Tânia Regina da Silva Ferreira, Escola Municipal Regente Feijó – Educação Infantil e Ensino Fundamental, São José das Palmeiras (PR)
  • Janaína Fernanda Vitaliano Coelho, Escola Municipal de Ensino Fundamental Cleide Borges Reis, Ubiratã (PR)
–  Escolas de cada região geográfica com base na participação em todas as etapas do programa Aprender Valor ao longo de 2024:
  • Região Norte – Escola Estadual Irmã Adonai Politi, de Manaus (AM);
  • Região Nordeste – Colégio Municipal de Guadalajara, de Paudalho (PE);
  • Região Centro-Oeste – Escola Municipal Luciano da Silva Peixoto, Pirenópolis (GO);
  • Região Sudeste – Escola Municipal Araripe Junior, de Governador Valadares (MG);
  • Região Sul – Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de São José do Hortêncio (RS).
Também houve premiação das unidades de ensino quilombolas e indígenas que apresentaram tanto o maior número de projetos escolares concluídos e registrados por turma quanto o maior percentual de alunos avaliados. As vencedoras foram a Escola Quilombola José Pereira Silva, de Alto Alegre do Maranhão (MA), e a Escola Indígena Tingui Boto, de Feira Grande (AL).​
–  Secretarias estaduais e Seccionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime):
  • Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (AL);
  • Secretaria de Estado da Educação de Goiás (GO);
  • Seccional da Undime em Roraima (RR);
  • Seccional da Undime no Ceará (CE).
–  Coordenadores estaduais:
  • Márcia Cristina Batista da Silva e João Victor da Silva Gabriel, da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (AL);
  • Marlene Aparecida da Silva Faria, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (GO);
  • Robeane Lima Rolins, da Seccional da Undime em Roraima (RR);
  • Francisco Gustavo Brito Rego, da Seccional da Undime no Ceará (CE).
–  Secretarias municipais de educação
Foram premiadas as cidades que se destacaram pelo número de escolas participantes e pela média obtida no índice geral de participação nas diferentes etapas do programa. As secretarias de São Luís do Piauí (PI) e Jucati (PE) receberam a homenagem. Filomena da Rocha Moura, da Secretaria Municipal de Educação de São Luís do Piauí (PI), foi reconhecida por sua atuação como coordenadora municipal e recebeu o prêmio.
O que é o Programa Aprender Valor?
O Aprender Valor é um programa gratuito desenvolvido pelo BC para ensinar estudantes e educadores a planejar o futuro, a importância de poupar e a utilizar o crédito de forma consciente. Por meio do tripé PLA-POU-CRÉ (PLAnejar o uso de recursos, POUpar ativamente e usar o CRÉdito de forma consciente), o conteúdo é apresentado de forma transversal e integrado às disciplinas curriculares obrigatórias – especialmente Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História –, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
O projeto é estruturado em três etapas: formação on-line dos profissionais da educação; implementação de projetos escolares em sala de aula, nos quais a educação financeira é integrada aos componentes curriculares obrigatórios; e avaliações de aprendizagem em letramento financeiro, realizadas no início e no fim do ano letivo. Além disso, a iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a autogestão. Recentemente, o programa Aprender Valor recebeu a chancela do Ministério da Educação (MEC), sendo escolhido como a plataforma de referência do programa Na Ponta do Lápis.
Atualmente, o Aprender Valor está presente em mais de 24 mil escolas públicas e particulares de ensino fundamental, distribuídas em mais de 3 mil municípios brasileiros – o que representa 58% das cidades do país – abrangendo todas as unidades da federação. Desde o segundo semestre de 2024, a iniciativa passou a ser oferecida também à população em geral, ampliando o acesso à educação financeira e incentivando sua disseminação em todo o Brasil.
Saiba mais sobre o Aprender Valor neste link

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