Vitória é destaque nacional da prática de canoa havaiana
Vitória foi apontada como a 2ª cidade mais competitiva do Brasil no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A capital capixaba subiu uma posição em relação ao levantamento anterior, ultrapassando São Paulo (SP), e figura entre as cinco capitais mais competitivas do país.
O ranking é um estudo nacional que analisa 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes a partir de 65 indicadores, distribuídos em três dimensões principais: Instituições, Sociedade e Economia.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O objetivo é incentivar a melhoria da gestão pública e auxiliar cidadãos e investidores a acompanharem o desempenho dos municípios.
Veja as cinco cidades mais competitivas do Brasil, segundo o ranking:
Florianópolis (SC)
Vitória (ES)
São Paulo (SP)
Porto Alegre (RS)
Curitiba (PR)
Vista da Praia de Camburi, em Vitória, Espírito Santo.
Arquivo A Gazeta/Luciney Araújo
Destaque em economia e instituições
A capital capixaba manteve bom desempenho nas dimensões Economia, que mede capacidade de gerar emprego e renda, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações, e Instituições, que avalia gestão fiscal e eficiência da máquina pública, com a 3ª colocação em ambas.
O estudo apontou, no entanto, que a dimensão Sociedade, que considera saúde, educação, segurança, saneamento e meio ambiente, ainda é o principal desafio, colocando a cidade na 79ª colocação, apesar do salto de 66 posições em relação à edição anterior, em 2024.
Entre os destaques de Vitória estão:
Capital Humano: liderança nacional no pilar, com bons resultados em qualificação de trabalhadores formais e matrículas no ensino superior.
Acesso à Saúde: 4ª colocação nacional, após avançar 18 posições, incluindo o 1º lugar em cobertura de saúde suplementar.
Sustentabilidade Fiscal: avanço para a 10ª colocação.
Por outro lado, a cidade registrou pontos de atenção, como o Custo da Função Legislativa, em que ficou na 77ª posição, representando uma queda de 54 colocações em relação ao último levantamento, e Telecomunicações, mesmo após avanço de 28 posições no pilar.
Vitória, capital do Espírito Santo.
Ricardo Medeiros/A Gazeta
LEIA TAMBÉM:
Vitória é a capital com o metro quadrado mais caro do Brasil; veja ranking e entenda os motivos
ES vira nova alternativa para moradores de grandes centros e é um dos estados que mais ganhou população de outros lugares
Outras cidades do ES também com destaque no ranking
Além de Vitória, outros municípios capixabas também apareceram em posições de destaque no levantamento. Por exemplo, Serra e Vila Velha, aparecem respectivamente nas 4ª e 5ª posições, logo atrás de Vitória (3°), na dimensão Instituições. Ou seja, o estado tem três cidades entre as cinco primeiras colocadas do país.
Além disso:
Serra
Município da Serra, no Espírito Santo.
PMS
Subiu oito posições no ranking dessa dimensão, com avanço em sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública.
Também apresentou bom desempenho e avanço em sustentabilidade fiscal, estando na 13ª colocação, avançando 13 posições se comparado ao último ano; e em funcionamento da máquina pública, categoria em que subiu 12 posições e agora se encontra na 9ª colocação.
Vila Velha
Vila Velha, Espírito Santo.
TV Gazeta
Avançou duas posições, mas recuou em sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública.
Em sustentabilidade fiscal, o município recuou 10 posições, estando agora na 35ª colocação; e apresentou breve queda de uma posição em funcionamento da máquina pública, aparecendo na 11ª colocação.
No ranking geral, os municípios capixabas tiveram desempenho variado:
Aracruz: 152ª colocação (queda de 53 posições)
Cachoeiro de Itapemirim: 93ª colocação (avanço de 51 posições)
Cariacica: 215ª colocação (queda de 5 posições)
Colatina: 140ª colocação (avanço de 27 posições)
Guarapari: 196ª colocação (avanço de 9 posições)
Linhares: 238ª colocação (queda de 62 posições)
São Mateus: 248ª colocação (queda de 6 posições)
Serra: 147ª colocação (avanço de 34 posições)
O que é o Ranking de Competitividade dos Municípios
O estudo é desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e chega em 2025 à sua 6ª edição. A análise inclui apenas municípios com mais de 80 mil habitantes, que representam 60% da população brasileira.
O ranking é composto por 13 pilares temáticos e três dimensões principais:
Instituições (com 19,5% do peso)
Sociedade (com 42,4% do peso)
Economia (com 38,1% do peso)
O levantamento busca oferecer aos cidadãos uma ferramenta de acompanhamento da gestão pública e, ao setor privado, uma base de informações para decisões de investimento.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Vitória ultrapassa São Paulo e é a 2ª cidade mais competitiva do Brasil, aponta levantamento
