O presidente dos EUA, Donald Trump, durante evento em Washington, em 23 de julho de 2025
AP Photo/Julia Demaree Nikhinson
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (30) que vai taxar a Índia em 25%. A taxa, segundo o republicano, vem como uma forma de penalidade ao país por comprar energia e equipamentos militares da Rússia.
“Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são altíssimas, entre as mais altas do mundo, e eles têm barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e incômodas do que qualquer país”, afirmou o republicano em uma publicação no Truth Social.
Trump afirmou, ainda, que a Índia também sempre comprou a grande maioria de seus equipamentos militares e de energia da Rússia, juntamente com a China, reiterando que o comércio entre os dois países acontece mesmo em um momento em que o mundo quer que Moscou “pare com a matança na Ucrânia”;
“Tudo isso não é bom! A Índia, portanto, pagará uma tarifa de 25% mais uma multa pelo citado acima, começando a partir de 1º de agosto”, completou o republicano.
Pouco tempo depois da primeira publicação, Trump ainda destacou em suas redes que os EUA tem um déficit comercial — ou seja, compra mais do que vende para o país — “enorme” com a Índia.
*Esta reportagem está em atualização
Trump diz que Índia pagará ‘multa’ por comprar da Rússia e estabelece tarifa do país em 25%
