Tarifaço: saiba quais países serão afetados com novo anúncio de Trump


Trump anuncia taxas sobre produtos farmacêuticos, móveis e caminhões pesados
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (25) um novo pacote de tarifas que promete redefinir as relações comerciais do país — e pode impactar diretamente alguns de seus principais parceiros comerciais.
A partir de 1º de outubro, passam a valer tarifas entre 25% e 100% sobre medicamentos, caminhões pesados, móveis e itens para cozinha e banheiro. Segundo Trump, a medida busca proteger a indústria local diante do excesso de produtos importados e garantir a segurança nacional.
“Precisamos que nossos caminhoneiros estejam financeiramente saudáveis e fortes, por vários motivos. Mas, acima de tudo, por razões de segurança nacional!”, escreveu Trump em sua rede social.
A seguir, o g1 mostra quais são os principais países que exportam esses produtos para os EUA e que serão afetados pela nova rodada do tarifaço.
💊 Produtos farmacêuticos
A tarifa mais alta, de 100%, será aplicada a produtos farmacêuticos. Segundo Trump, a medida vale para medicamentos de marca ou patenteados, com exceção das empresas que estiverem construindo fábricas nos EUA.
Os principais afetados são países europeus, que fornecem parte dos insumos e medicamentos. Um exemplo é a Irlanda, cujas exportações de produtos químicos e farmacêuticos para os EUA aumentaram 536% em 2025.
A Suíça, que abriga empresas como Roche e Novartis, também pode ser afetada, mesmo mantendo operações nos EUA.
Fora da União Europeia, outros países também podem ser impactados, como a Austrália, que exportou cerca de US$ 1,3 bilhão em 2024; a Coreia do Sul, com forte atuação da Samsung Biologics; e o Reino Unido, que tenta negociar isenções.
*Reportagem em atualização
Donald Trump assina ordem executiva sobre TikTok
Reuters/Kevin Lamarque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *