O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (28) que o governo federal está em diálogo com os setores mais impactados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
“Tivemos hoje um encontro com o governador do Ceará. O maior exportador para os EUA é São Paulo, o segundo é o Rio de Janeiro, mas proporcionalmente o estado que mais exporta é o Ceará”, disse Alckmin.
O vice-presidente também destacou que se reuniu nesta segunda com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), reforçando o compromisso do governo com as negociações.
“O Rio de Janeiro é o segundo estado em volume de exportação. Estamos trabalhando para minimizar os impactos e manter abertos os canais de diálogo com os americanos”, afirmou.
As novas tarifas americanas devem começar a valer no dia 1º de agosto. O governo brasileiro tem reiterado que pretende seguir negociando até o último momento, mas já estuda medidas de retaliação na área de propriedade intelectual, caso os EUA não recuem.