O vice-presidente, Geraldo Alckmin, durante cerimônia de assinatura de medida provisória que concede isenção da taxa de serviço metrológico para verificação de taxímetros.
Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (26) que o aceno de Donald Trump ao presidente Lula na Assembleia Geral da ONU representa o primeiro passo para resolver o entrave envolvendo o tarifaço dos Estados Unidos.
Ackmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, participou do IV Encontro Anual do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, em São Paulo. Segundo ele, o objetivo é dar “passos subsequentes” para chegar a um acordo com o presidente americano.
“O objetivo é correr atrás para poder resolver o tarifaço. E aí quero saudar o encontro, embora rápido, entre os presidentes Lula e Trump, que deram ao menos o primeiro passo”, disse o vice-presidente.
“Vamos tentar dar os passos subsequentes para ir removendo esses problemas e podermos caminhar mais rapidamente para resolver a questão do tarifaço”, acrescentou, ao reforçar a importância do comércio exterior para a indústria brasileira.
Alckmin não detalhou o possível encontro entre Trump e Lula na próxima semana. Conforme mostrou o g1, a expectativa é que uma eventual conversa entre os dois presidentes ocorra de forma remota.
A avaliação dentro do governo brasileiro é que o encontro seja realizado por telefone ou videoconferência.
Em atualização.
Tarifaço: Alckmin diz que objetivo é dar ‘passos subsequentes’ após aceno de Trump a Lula
