S&P Global reafirma nota BB para crédito soberano do Brasil, com perspectiva estável


Agência de classificação de risco argumentou que os grandes déficits fiscais devem gerar uma alta persistente da dívida do governo. Escritório S&P Global em Nova York.
Brendan McDermid/Reuters
A agência de classificação de risco S&P Global reafirmou nesta quinta-feira (5) a nota BB para o crédito soberano do Brasil, mantendo a perspectiva estável.
A agência argumentou que os grandes déficits fiscais (despesas maiores do que receitas) devem gerar uma alta persistente da dívida do governo. Por outro lado, a S&P indicou que os gastos do Brasil com importações e o exterior no geral tendem a diminuir, em meio à desaceleração da economia e com os juros elevados do país.
“Nossa perspectiva estável equilibra a fraqueza do perfil fiscal do Brasil com os pontos fortes de sua política externa e monetária”, afirmou a S&P Global.
A agência disse acreditar que, ao longo do tempo, ainda que não antes das eleições presidenciais de 2026, o arcabouço institucional do país deve levar a iniciativas de enfrentamento das fraquezas fiscais.
Na semana passada, a agência Moody´s rebaixou a perspectiva para a classificação do país de positiva para estável, citando uma redução na probabilidade de melhora no perfil de crédito do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *