Produtores de SP esperam boa safra de sorgo com clima favorável e preço da saca até 40% maior
Reprodução/TV TEM
Os produtores de sorgo estão otimistas devido às chuvas que foram bem distribuídas e o clima favorável à produtividade, que deve dobrar em algumas propriedades da região noroeste do estado de São Paulo. O preço da saca também foi impulsionado, podendo chegar a R$ 50, um valor de 40% maior que a última safra.
Em Araçatuba (SP), Amaury Roberto Sobrinho cultiva 250 hectares com sorgo em que ele cultiva em período de entressafra da soja. “Choveu bem, o clima ajudou, esperamos colher 80 sacas por hectare, o dobro do ano passado”, afirma. O grão, segundo ele, está mais graúdo e com melhor qualidade.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado de São Paulo deve colher 410 mil toneladas de sorgo este ano, um aumento de 2,3% em relação à safra anterior. A engenheira agrônoma Isabela Redigolo destaca que a resistência da cultura ao calor e à seca é o que tem dado resultado no cultivo no Noroeste Paulista.
Já na fazenda de Diogo Sabião, a colheita começou com bons resultados e, segundo o produtor, deve superar os 150 sacos por alqueire. Ele e outros produtores ainda apostam em segurar a venda, esperando a valorização do grão até o fim deste ano.
Veja a reportagem exibida no programa em 03/08/2025:
Safra do sorgo anima produtores
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Safra do sorgo anima produtores
