Ricardo Magro: quem é o empresário à frente da Refit, alvo de megaoperação que apura fraudes no mercado de combustíveis


O advogado e empresário Ricardo Magro, à frente do Grupo Refit, dona da Refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro, voltou ao centro do noticiário nesta quinta-feira (27) por conta da megaoperação contra o conglomerado e outras dezenas de empresas do setor de combustíveis.
Apontada como maior devedora de ICMS em São Paulo e uma das maiores do Rio de Janeiro e da União, a empresa de Magro é investigado por causar prejuízo bilionário aos cofres estaduais e federais.
Ele já esteve no foco de escândalos e disputas no setor e também foi citada na Operação Carbono Oculto, em agosto, que investigou a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no segmento. No entanto, a companhia não chegou a ser alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal.
Saiba quem é o empresário por que seu nome gera controvérsia no mercado de combustíveis.
Quem é Ricardo Magro?
Ricardo Magro, 51 anos, é um personagem recorrente e controverso do mercado de combustíveis no Brasil. Advogado de formação e empresário, ele comanda o grupo Refit, atual nome da antiga refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Ao longo dos últimos anos, tornou-se um dos nomes mais citados em investigações tributárias e em disputas que envolvem grandes distribuidoras, órgãos de fiscalização e até operações policiais.
A trajetória empresarial de Magro é marcada por atritos com o fisco de vários estados e pela insistência em rebater o rótulo de “maior devedor de ICMS do país”, algo que ele sempre classificou como distorção ou perseguição institucional em entrevistas à imprensa.
A Refit, atualmente em recuperação judicial, acumula dívidas bilionárias contestadas pelo empresário, que sustenta que suas disputas fiscais são resultado de uma guerra desigual contra um setor dominado por grandes grupos e por políticas de preço aa Petrobras.
*Reportagem em atualização
Ricardo Magro
Reprodução/ Magro Advogados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *