Lula assina nomeação de Gabriel Galípolo como novo presidente do BC
A revista norte-americana “Time” divulgou a edição mais recente da lista TIME100 Next, que destaca personalidades de diferentes áreas ao redor do mundo com potencial para moldar o futuro da liderança global. Entre os escolhidos deste ano está Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central do Brasil.
A seleção reúne nomes que, segundo a publicação, estão redefinindo os conceitos de progresso, influência e impacto em um cenário marcado por transformações aceleradas.
Segundo a publicação, a presença de Galípolo na lista reforça o reconhecimento internacional ao papel que ele vem desempenhando à frente da autoridade monetária brasileira — sobretudo no desafio de conter a inflação e preservar a independência da instituição em um ambiente de forte pressão fiscal.
O perfil assinado por Gita Gopinath, professora de economia em Harvard e ex-diretora-gerente adjunta do Fundo Monetário Internacional (FMI), ressalta que Galípolo tem conseguido equilibrar firmeza e visão de longo prazo.
Para ela, o economista brasileiro “simboliza a importância de uma liderança criteriosa, capaz de adotar medidas técnicas que beneficiem principalmente a população mais vulnerável, a mais afetada pela alta de preços”.
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, durante a apresentação do Relatório de Política Monetária.
Raphael Ribeiro/BC
*Reportagem em atualização
Presidente do BC, Gabriel Galípolo é destaque brasileiro na lista TIME100 Next
