Coca-cola
Kaboompics/Pexels
A Coca-Cola anunciou nesta terça-feira (22) que irá lançar uma versão da bebida adoçada com o açúcar da cana-de-açúcar para os Estados Unidos, após pedido do presidente Donald Trump na semana anterior. A receita, porém, não é novidade no Brasil.
Diferente dos EUA, onde o refrigerante é feito com xarope de milho, em outros países, como México, Reino Unido, Austrália e o próprio Brasil, o açúcar já é utilizado.
Segundo a rede de TV americana NBC, o CEO da Coca-Cola, James Quincey, disse que a empresa também utiliza açúcar-de-cana em suas linhas de chá, limonada, café e Vitamin Water.
O ingrediente deve ser incluído na bebida norte-americana no outono, segundo nota da empresa.
Coca-Cola com açúcar da cana, como quer Trump, dependeria do Brasil e ficaria mais cara nos EUA?
EUA não são autossuficientes
O presidente Trump toma regularmente Diet Coke — que usa o adoçante artificial aspartame. Ele mandou instalar, inclusive, um botão na mesa dele no Salão Oval da Casa Branca para solicitar que o refrigerante seja servido.
Na última quinta-feira (17), ele publicou em suas redes sociais: “Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazer isso”.
Para atender ao pedido de Trump, analistas de mercado afirmam que os EUA teriam que importar açúcar do Brasil, maior produtor mundial, para fabricar a bebida, já que os americanos não são autossuficientes na produção de açúcar.
O Brasil é o segundo maior fornecedor dos EUA, depois do México.
No entanto, a empresa afirmou nesta terça que a bebida será feita com o açúcar produzido nos próprios EUA.
➡️ Atualmente, os EUA consomem cerca de 11 milhões de toneladas de açúcar por ano, mas produzem aproximadamente 8 milhões de toneladas, segundo o analista da StoneX Brasil Marcelo Di Bonifacio Filho.
“Eles precisam importar entre 3 e 5 milhões de toneladas por ano, dependendo da safra”, detalha.
Tarifaço de 50%: Brasil deve perder mercado de açúcar nos EUA
Exportações de açúcar do Brasil.
g1
Veja os países que poderiam substituir os EUA como clientes do agro brasileiro
Novidade nos EUA, Coca-Cola já é adoçada com açúcar no Brasil e em outros países
