No programa da Ana Maria Braga, Alckmin diz que a ‘negociação não terminou hoje, ela começa hoje’

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que “a negociação não terminou hoje, ela começa hoje”.
Alckmin avaliou que mesmo após a formalização do tarifaço nesta quarta-feira (30), ainda há espaço para negociação. Segundo ele, o Brasil sempre está aberto ao diálogo.
“É um perde-perde. Nos atrapalha em mercado, emprego e crescimento, e encarece os produtos americanos”, afirmou.
O decreto assinado nesta quarta pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, elevou para 50% a alíquota sobre produtos brasileiros, mas também trouxe uma lista de 700 exceções que beneficiam segmentos estratégicos como o aeronáutico, o energético e parte do agronegócio.
De acordo com cálculos da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), com uma lista de exceções de 694 produtos que o Brasil exporta para os Estados Unidos do tarifaço, cerca de 43% das vendas feitas aos norte-americanos no ano passado não foram afetadas.
De acordo com o vice-presidente, cerca de 35,9% das exportações brasileiras serão afetadas pela tarifa de 50%, anunciada pelo presidente Donald Trump.
Isso ocorre, segundo ele, porque:
45% dos produtos foram retirados da lista de aumento pelos EUA, excetuados
Aço e alumínio, que já tinham alíquota de 50%, assim permanecem
Automóvel e autopeças tinham alíquota de 25% dos EUA ao mundo inteiro, e assim continuam
Sanções contra Moraes
Alckmin também mencionou a sanção contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky.
– Esta reportagem está em atualização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *