Ministro de Minas e Energia explica que apagão ocorreu por falha elétrica localizada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na tarde desta terça-feira (14) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre de Silveira. O encontro está previsto para 15h30, no Palácio do Planalto, e foi incluído na agenda oficial no presidente no início da tarde.
Segundo o MME, a pauta do encontro é a instalação do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), prevista para ser realizada neste mês.
A reunião acontece horas depois de um apagão durante a madrugada afetar 25 estados, em todas as regiões do Brasil, e o Distrito Federal. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. O serviço já foi restabelecido.
O presidente Lula desembarcou na madrugada desta terça em Brasília depois de viajar para a Roma. A agenda do presidente está sendo atualizada ao longo do dia com compromissos oficiais.
Apagão
Além do Distrito Federal, foram registradas falhas em todos os estados, com exceção de Alagoas, que não confirmou a ocorrência.
A queda de energia foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), que ocorreu por volta de 0h30, de acordo com o governo federal. A normalização completa ocorreu até 2h30 da madrugada.
O ministro Alexandre Silveira explicou que a falha ocorreu por conta de um “problema elétrico” pontual, e não por falta de energia.