O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou os governos da França e da Itália o compromisso de assinar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
“Eu espero que o meu amigo Macron [presidente da França] e a primeira-ministra Meloni da Itália, sabe, assumam a responsabilidade de no sábado agora, eu estou indo para a Foz do Iguaçu, fazer uma reunião da Unasul com a participação da União Europeia, eu espero que eles tragam a boa notícia de que vão assinar o acordo e que não vão ter medo, sabe, de perder competitividade com o povo brasileiro”, disse Lula.
Lula disse que explicou que a União Europeia está disposta a fazer o acordo, mas que Macron está relutante em avançar com o acordo por receio de perder competitividade em produtos agrícolas e que o “povo está meio rebelde na França”.
“Mesmo eu dizendo para ele que o Brasil não compete com os produtos agrícolas da França. Na verdade, são coisas diferentes, são qualidades diferentes, e nós estamos cedendo mais do que eles”, disse o presidente.
Lula cobra França e Itália por assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia: ‘Assumam a responsabilidade’
