Haddad manda indireta a Tarcísio em discurso: ‘A gente não celebrava ataque estrangeiro ao Brasil’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aproveitou um evento público no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (10) para alfinetar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no contexto do tarifaço anunciado por Donald Trump contra o Brasil.
Sem citar diretamente o nome de Tarcísio, Haddad comparou a postura atual de aliados do ex-presidente com a conduta de ex-governadores paulistas, como Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio.
“Então eu queria chamar a atenção, porque o presidente Alckmin já tem inovado e modernizado a gestão pública, já fez isso muitas vezes, nas quatro vezes que liderou o estado de São Paulo. Naquele tempo, a gente não celebrava ataque estrangeiro ao Brasil. Mas hoje como ministro do desenvolvimento trás uma bagagem de experiência e procura observar as boas práticas e adota-las onde ele está liderando o processo”, afirmou Haddad.
A fala ocorre após o governo americano, liderado por Donald Trump, anunciar a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A medida foi endossada publicamente por Eduardo Bolsonaro, que agradeceu a Trump nas redes sociais.
Nos bastidores, o Planalto vê o apoio de políticos da oposição ao tarifaço como uma tentativa de colar em Lula a responsabilidade pelo conflito comercial. A equipe econômica, por outro lado, tem buscado demonstrar que a medida tem motivação política e que o Brasil, na realidade, gera superávit para os EUA nas trocas comerciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *