Documento apresenta as ações e resultados obtidos ao longo de 2024, seguindo normas internacionais de sustentabilidade baseadas em seis compromissos. A Globo divulgou nesta terça-feira (29) seu Relatório ESG, no qual detalha como a empresa está abordando questões sociais, ambientais e de governança.
O documento traz ações e resultados obtidos ao longo de 2024, em práticas que seguem normas internacionais de sustentabilidade. Veja as principais ações:
Pela primeira vez na história, mulheres negras foram protagonistas nas três faixas de horário de novelas da TV Globo.
A Globo lançou a Academia do Jornalismo. A 1ª edição de desenvolvimento alcançou 72% das redações.
A audiência do futebol feminino cresceu 18% em relação a 2023.
Cerca de 15 mil inscrições foram recebidas no Programa de Trainee para pessoas negras e pessoas com deficiência.
Foi lançado o Aprenda Globo, nova plataforma de aprendizagem corporativa.
A Globo aderiu ao Movimento Conexão Circular, do Pacto Global da ONU no Brasil.
Avanço na análise de riscos climáticos relacionados ao negócio;
A itinerância do Festival LED foi inaugurada com uma edição inédita em Belém.
A Globo estrutura suas ações ESG em seis compromissos. São eles:
Impacto social do conteúdo;
Diversidade e inclusão;
Desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores;
Biodiversidade e consciência ambiental;
Governança transparente e responsável;
Educação como vetor de transformação do país.
Outros resultados
No ano passado, houve um aumento de reportagens sobre sustentabilidade, incluindo a cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul e da seca na região Norte. Segundo o relatório, foram 101.842 minutos de matérias em TV aberta e Globonews e 8.626 matérias digitais publicadas.
Novelas, séries e documentários também falaram sobre temas ambientais e sociais. Em “Renascer”, a agrofloresta foi tema de destaque. Em “Mania de Você”, foi abordado o tráfico de animais. Enquanto isso, o Big Brother Brasil (BBB) 2024 tratou da coleta seletiva.
A empresa também mobilizou suas equipes para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, promovendo eventos e campanhas de doação.
➡️ As campanhas “Para quem Doar” e “Criança Esperança” arrecadaram cerca de R$ 50 milhões, quase o triplo do valor de 2023.
Em 2024, a Globo lançou seu primeiro Programa de Trainee exclusivo para pessoas negras e com deficiência, recebendo cerca de 15 mil inscrições. O Festival LED teve uma edição especial em Belém, e o Festival Negritudes ganhou um quadro no Fantástico, reunindo mais de 15 mil pessoas.
A empresa também revisou seus temas prioritários, alinhando-os às melhores práticas de mercado.
Também houve foco no bem-estar e desenvolvimento das equipes. Em 2024, 96% dos colaboradores da Globo participaram de treinamentos de compliance, e a empresa foi premiada pelo Future Law Experience por suas práticas de privacidade e inteligência artificial.
Além disso, a Globo organizou 140 debates durante as eleições municipais e intensificou o trabalho do “Fato ou Fake”.
Outra novidade é que, agora, os Princípios Editoriais do Grupo Globo incluem recomendações éticas sobre o uso de Inteligência Artificial no jornalismo.
Em relação à biodiversidade e consciência ambiental, a Globo participou de mais de 50 eventos externos para compartilhar boas práticas ambientais. Também publicou a Política de Compras Sustentáveis, reconhecendo fornecedores na categoria ESG.
Outras iniciativas incluem a atualização da Política Ambiental com diretrizes ESG e encontros com a Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e agências de publicidade.
A empresa é neutra em carbono há seis anos e busca reduzir 30% das emissões até 2030, compensando 100% das emissões que não consegue evitar. Além disso, 99,9% da energia consumida pela empresa vem de fontes renováveis.
A Globo foi reconhecida como a marca mais sustentável da Cidade do Rock no Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável.
No quesito governança transparente e responsável, foram realizadas ações de compliance e treinamentos anticorrupção.
A empresa investiu em tecnologias para combater a pirataria, bloqueando 675 sites e 14 aplicativos ilegais.
Conforme o relatório, a gestão de terceiros é essencial para mitigar riscos, com monitoramento mensal de documentos fiscais, trabalhistas e de saúde e segurança do trabalho, garantindo conformidade em 95% dos prestadores de serviço.
Por fim, pensando no apoio a educação como forma de transformar o Brasil, a Globo promoveu o Movimento LED em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Já o Movimento Educa2030, do Pacto Global da ONU, do qual a Globo é embaixadora, incentiva empresas a investirem em educação.