‘Futuros conectados’: ABA lança em São Paulo livro sobre a evolução da mídia


A mídia publicitária passa por transformações aceleradas. Entre algoritmos, métricas complexas e pautas sociais, entender esse cenário — e como as marcas aproveitam as oportunidades — tornou-se desafiador e cada vez mais indispensável.
Para discutir essas perspectivas, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lança nesta quinta-feira (11) o livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia”, em parceria com a Editora Leader.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
A obra reúne 34 capítulos escritos por líderes e especialistas do setor, entre representantes de anunciantes, agências, veículos, plataformas e entidades.
Entre os coautores está Manzar Feres, diretora-geral da Unidade de Negócios da Globo, que aborda o papel da mídia na era da “atenção roubada” e destaca como a disputa deixou de ser apenas por espaço e passou a ser também por sentido.
Coordenada por Sandra Martinelli, presidente da ABA, a publicação é a 14ª parceria da entidade com a Editora Leader e conta com patrocínio das associadas Minalba e Ypê.
O evento de lançamento reunirá nesta quinta-feira coautores, representantes de empresas de mídia, anunciantes de diversos setores, agências de publicidade e executivos ligados à ABA.
Com sessão de autógrafos na Livraria Cultura, em São Paulo, o encontro também discutirá os desafios e oportunidades da nova era da mídia, além de temas como medição de audiência cross media, marketing de influência, ética no uso de dados e aplicação de inteligência artificial na publicidade.
Livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia”
Reprodução/Editora Leader
Coautores livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia”
Adriana Favaro, vice-presidente de negócios da Kantar IBOPE Media
Alexandre Zaghi, editor-chefe de Meio & Mensagem
Amira Ayoub, diretora da ABA e chefe de marca do Grupo Pão de Açucar
Ana Carolina Silveira de Castro, 1ª vice-presidente da ABA e gerente executiva de marketing digital do Banco do Brasil
Antonio Fadiga, sócio e presidente da Artplan e vice-presidente da ABAP
Bebeto Pirro, diretor de publicidade do UOL
Camila Ribeiro, conselheira da ABA e diretora sênior de mídia, branding e advertising da TIM Brasil
Carlos Henrique, vice-presidente de planejamento e gestão da Abramedia
Christina Larroude, conselheira da ABA e diretora de marketing da Minalba Brasil
Cristiano Flores, diretor-geral da ABERT
Daniel Gonzalez Aguado, conselheiro da ABA e diretor de marketing da Fundação Dom Cabral
Daniela Pereira, diretora de mídia da Unilever
Elton Carlos Francisco de Oliveira, líder de ‘partnerships & negotiations marketing’ do McDonald’s Brasil
Fabiano Rogério, diretor nacional de marketing da Record
Fernando Cesário, diretor da ABA e CMO da ESPM
Jaqueline Nunes, vice-presidente do Comitê de Mídia da ABA e gerente de brandformance e experiência de marca da YDUQS
Juliana Nakata, vice-presidente executiva e Laíssa Shimabucoro Furilli, assessora jurídica, ambas do CONAR
Kelly Dores, editora-chefe do Propmark
Livia Duarte de Barros, presidente do Comitê de Sourcing da ABA e gerente sênior de compras de marketing e varejo do Grupo Boticário
Lucia França de Azevedo Bittar, Conselheira da ABA e diretora de marketing e relações públicas da Samsung Brasil
Manzar Feres, diretora-geral da Unidade de Negócios da Globo
Marcela Mariano de Sa, CMO da Ypê
Marcelo Carmim, presidente do Comitê Retail Media da ABA e coordenador de marketing do Itaú Unibanco
Marco Aurélio de Andrade Parretti, diretor da ABA e diretor de marketing do Carrefour
Marco Frade, fundador do Bazar de Mídia
Mariana Ribeiro Bieler, gerente setorial de mídias da Petrobras
Marilia Zanoli, vice-presidente de marketing da Beiersdorf
Paulo Carneiro, presidente do Comitê de Mídia da ABA e gerente executivo de comunicação e mídia no Grupo Coty no Brasil
Regina Augusto, diretora executiva do Cenp
Regina Bucco, diretora executiva da Aner
Renato Annibal, gerente de mídia da L’Oréal Brasil
Sandra Martinelli, CEO da ABA
Thiago Fernandes, Chief Media & Data Officer da iDTBWA Brasil
Viviane Pepe Ferreira, vice-presidente da ABA e diretora de marca LATAM da Natura
Serviço: Lançamento do livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia
Data: 11 de setembro de 2025
Horário: a partir das 18h
Local: Livraria Cultura Higienópolis – Av. Angélica, 1212, São Paulo
Editora Leader
PPA coroa agências por melhores propagandas de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *