Suporte presencial será feito em 165 agências dos Correios do Rio Grande do Norte. O aposentado Jaime Roberto procurou a agência dos Correios da Ribeira, em Natal
Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificaram descontos indevidos em seus benefícios já podem buscar atendimento presencial em 165 agências dos Correios no Rio Grande do Norte.
O aposentado Jaime Roberto procurou a agência da Ribeira, na Zona Leste de Natal, na manhã desta sexta (30). “Eu cheguei aqui e vi que tem desconto não autorizado na minha aposentadoria e todo desconto faz diferença pra gente. Vou contestar essas cobranças”, disse à Inter TV Cabugi.
🔎 O atendimento presencial relacionado a possíveis fraudes será realizado exclusivamente nas agências dos Correios. Os postos de atendimento do INSS não participam dessa ação.
✅ Nas agências, os segurados poderão:
Verificar se houve desconto não autorizado;
Solicitar a contestação de cobranças;
Confirmar autorizações previamente dadas;
Acompanhar o andamento das contestações;
Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.
O atendimento é fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de oferecer suporte a quem enfrenta dificuldades com os canais digitais. O atendimento virtual, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, continua disponível com os mesmos serviços.
A ida a uma agência é apenas uma opção adicional. Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é necessário correr nem formar filas.
O g1 organizou uma lista completa com as agências dos Correios que oferecerão esse atendimento. Consulte abaixo a unidade mais próxima de você.
🏠 Mora longe das agências?
O governo informou que realizará ações itinerantes para alcançar localidades mais distantes, garantindo que ninguém fique sem atendimento.
📄 Quais documentos preciso levar?
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário levar extrato bancário, comprovante de inscrição ou contracheque.
Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal poderá ser atendido mediante procuração autenticada — com acesso limitado apenas à consulta de informações.
O atendimento será gratuito, com prioridade para aposentados e pensionistas, e muitas unidades contarão com filas preferenciais e guichês exclusivos.
A plataforma utilizada pelos Correios é independente da base de dados do INSS, o que garante a segurança das informações dos beneficiários.
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