FEMSA assume controle das lojas Oxxo no Brasil e encerra parceria com a Raízen


Loja de conveniência da rede Oxxo no bairro Swift, em Campinas
Reprodução/EPTV
A FEMSA anunciou nesta segunda-feira (2) que assumiu o controle de 100% da rede de mini mercados Oxxo no Brasil. A medida conclui a separação da joint-venture que o grupo mexicano mantinha com a Raízen no negócio.
“Como resultado desta transação, a FEMSA manteve as lojas Oxxo no Brasil, bem como o centro de distribuição localizado em Cajamar, São Paulo”, afirmou o grupo mexicano em comunicado ao mercado.
“Os demais ativos e passivos do Grupo Nós (joint-venture com Raízen) foram alocados entre a FEMSA e a Raízen de acordo com suas respectivas atividades”, acrescentou.
A Raízen anunciou em setembro o fim da parceria com a FEMSA na Oxxo. Com isso, a produtora de açúcar e etanol ficou com as lojas de conveniência associadas à marca Shell, sua acionista, enquanto a companhia mexicana ficou com a rede de lojas Oxxo no Brasil.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Na ocasião, a Raízen disse que receberá 1.256 lojas de conveniência Shell Select e Shell Café. E a FEMSA todos os 611 mercados Oxxo no Brasil e o centro de distribuição em Cajamar.
“Essa decisão está alinhada à estratégia de reciclagem e simplificação do portfólio de negócios da Raízen, permitindo maior foco e agilidade na execução de sua Oferta Integrada Shell”, disse a Raízen, em nota da época.
Em comunicado de setembro, a FEMSA declarou que o Oxxo Brasil é uma “prioridade estratégica” dentro de sua operação de varejo.
“Ao dar o próximo passo para operar de forma independente, seguimos totalmente comprometidos com fortalecimento e expansão do OXXO neste mercado dinâmico. O Brasil segue sendo foco fundamental na estratégia de crescimento de longo prazo da FEMSA”, disse José Antonio Fernández Garza, diretor geral da FEMSA Retail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *