Dólar abre em alta nesta sexta-feira


Em resposta à chantagem de Trump, Lula diz que vai taxar gigantes americanas de tecnologia
O dólar opera em alta de 0,37% nesta sexta-feira (18), cotado a R$ 5,5655 por volta das 9h.
O mercado acompanha as tensões entre Brasil e Estados Unidos após o anúncio da tarifa de 50% aos produtos brasileiros pelo presidente americano, Donald Trump.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
▶️ No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento oficial e chamou a decisão de Trump de “chantagem inaceitável”. O petista também defendeu o judiciário brasileiro e afirmou que tentar interferir na justiça brasileira é “um grave atentado à soberania nacional”.
“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, disse Lula, em cadeia nacional de rádio e TV.
▶️ Mais cedo, em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula afirmou que não quer ser refém dos EUA e que busca liberdade para o comércio internacional.
“Não podemos deixar o presidente Trump esquecer que ele foi eleito para governar os EUA. Ele não foi eleito para ser o imperador do mundo”, disse Lula.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, rebateu e disse que Trump “não está tentando ser o imperador do mundo”. “Ele é um presidente forte (…) e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente”, disse Leavitt.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Entenda o que faz o preço do dólar subir ou cair
💲Dólar

a
Acumulado da semana: -0,02%;
Acumulado do mês: +2,08%;
Acumulado do ano: -10,24%.
📈Ibovespa

Acumulado da semana: -0,58%;
Acumulado da semana: -0,46%;
Acumulado do mês: -2,37%;
Acumulado do ano: +12,70%.
Funcionário de banco em Jacarta, na Indonésia, conta notas de dólar, em 10 de abril de 2025.
Tatan Syuflana/ AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *