Dólar abre em alta com investidores atentos à relação diplomática entre Brasil e EUA


Na ONU Lula e Trump fizeram discursos divergentes, mas surgiu o primeiro sinal de um possível diálogo entre os dois
O dólar iniciou a sessão desta quarta-feira (24) em alta, avançando 0,35%, aos R$ 5,2976. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, abre às 10h.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Ontem, o mercado reagiu às participações de Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump na Assembleia Geral da ONU. Apesar dos discursos divergentes, a surpresa veio de uma revelação de Trump: os dois se encontraram rapidamente nos bastidores, em clima amistoso, e cogitam uma reunião para a próxima semana.
▶️ Ainda em Nova York, durante a manhã em Nova York, o presidente Lula participa da segunda rodada do encontro “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos”, realizado na sede da ONU.
Mais tarde, ele se junta a líderes mundiais na abertura de um evento especial sobre mudanças climáticas, também promovido pelas Nações Unidas. No fim da tarde, está prevista uma coletiva de imprensa com jornalistas.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Entenda o que faz o preço do dólar subir ou cair
💲Dólar

a
Acumulado da semana: -0,77%;
Acumulado do mês: -2,63%;
Acumulado do ano: -14,57%.
📈Ibovespa

Acumulado da semana: +0,38%;
Acumulado do mês: +3,54%;
Acumulado do ano: +21,73%.
Trump promete encontro com Lula
O presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira (23), em discurso na Assembleia Geral da ONU, que se reunirá na próxima semana com o presidente Lula para discutir as retaliações que Washington tem imposto ao Brasil.
No discurso, o republicano declarou ter tido “uma química excelente” com o presidente brasileiro, “que pareceu um cara muito agradável”.
“Eu estava entrando (no plenário da ONU), e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na semana que vem”, disse Trump. “Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos.
E Trump seguiu com os elogios ao presidente brasileiro. “Ele parece um cara muito legal, ele gosta de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócio com gente de quem eu gosto. Quando não gosto deles, eu não faço. Quando eu não gosto, eu não gosto.”
Fontes do governo brasileiro confirmaram a reunião entre Trump e Lula para a próxima semana, mas não informaram se será presencial ou por telefone.
Segundo Patrick Buss, operador da Manchester Investimentos, o mercado reagiu positivamente às sinalizações.
“Interpretando a possibilidade de maior aproximação entre Brasil e Estados Unidos como um fator positivo para as relações internacionais e para os ativos locais — reflexo disso foi a alta do Ibovespa, que avançou mais de 1% no pregão após a divulgação das notícias.”
Bolsas globais
Os mercados em Wall Street fecharam em queda nesta terça-feira. Os investidores reagiram com cautela após as novas falas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, sobre os rumos dos juros nos EUA.
O Dow Jones recuou 0,19%, a 46.293 pontos, o S&P 500 caiu 0,55%, a 6.657 pontos, e o Nasdaq teve perdas de 0,95%, a 22.573 pontos.
Na Europa, as bolsas terminaram a sessão em direções diferentes. O otimismo com dados positivos de atividade econômica na zona do euro sustentou os ganhos em Frankfurt e Paris, mas o crescimento mais fraco do Reino Unido pressionou o mercado de Londres. Além disso, investidores também aguardavam o discurso de Powell sobre os rumos da economia global.
O índice Stoxx 600, que reúne empresas da região, avançou 0,38%, a 555 pontos. O DAX de Frankfurt subiu 0,36%, a 23.611 pontos, e o CAC 40 de Paris ganhou 0,54%, a 7.872 pontos. Já o FTSE 100 de Londres destoou, caindo 0,04%, a 9.223 pontos.
Na Ásia, os mercados fecharam sem direção única. As bolsas da China ficaram praticamente estáveis, com os ganhos de bancos compensando a pressão sobre empresas de tecnologia. Em outros países, houve variações moderadas, com alguns índices em alta e outros em queda.
Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,70%, a 26.159 pontos. Em Xangai, o índice SSEC recuou 0,18%, a 3.821 pontos, e o CSI300 caiu 0,06%, a 4.519 pontos. Já em Seul, o Kospi subiu 0,51%, a 3.486 pontos; em Taiwan, o Taiex avançou 1,42%, a 26.247 pontos.
Cotação do dólar mostra menor confiança na economia brasileira devido a gastos e dívidas do governo
Jornal Nacional/ Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *