
O dólar inicia a sessão desta sexta-feira (9) em queda de 0,05%, cotado a R$ 5,3862. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abre às 10h.
A agenda conta com dados econômicos do Brasil e dos Estados Unidos, além da aguardada aprovação do acordo entre União Europeia e Mercosul após 25 anos de negociação.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
▶️ Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho divulga os dados do relatório de emprego conhecido como payroll. O documento traz informações sobre a criação líquida de vagas, a taxa de desemprego, o nível de participação na força de trabalho e a evolução do salário médio em dezembro.
▶️A Suprema Corte dos Estados Unidos deve anunciar ao menos uma decisão nesta sexta-feira, enquanto ainda analisa vários casos importantes. Entre eles, estão processos que questionam se as tarifas aplicadas pelo presidente Donald Trump sobre produtos importados são legais.
▶️Ainda no cenário internacional, os países da União Europeia aprovaram nesta manhã, em Bruxelas, na Bélgica, o acordo comercial com o Mercosul, após 25 anos de negociações, segundo fontes diplomáticas ouvidas por agências de notícias. A formalização dos votos, no entanto, ainda depende do envio de confirmações por escrito até as 17h no horário de Bruxelas (13h no Brasil).
▶️ No Brasil, o IBGE publica às 9h o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do Brasil. A pesquisa traz os dados de dezembro e o consolidado de 2025. O mercado espera uma alta entre 0,33% e 0,35%, com a inflação anual fechando dentro do teto da meta de 4,5%.
Entenda o que faz o preço do dólar subir ou cair
💲Dólar
a
Acumulado da semana: -0,65%;
Acumulado do mês: -1,82%;
Acumulado do ano: -1,82%.
📈Ibovespa
C
Acumulado da semana: +1,38%;
Acumulado do mês: +1,02%;
Acumulado do ano: +1,02%.
Acordo UE-Mercosul
Os países da União Europeia concordaram em avançar com o acordo comercial com o Mercosul nesta sexta-feira (9), depois de mais de 25 anos de negociações. A decisão ainda precisa ser confirmada oficialmente por escrito, mas já permite que o tratado siga para a etapa de assinatura.
O acordo facilita o comércio entre os dois blocos, reduzindo impostos de importação e exportação. Para o Brasil, isso significa mais acesso ao mercado europeu, que tem cerca de 450 milhões de consumidores, beneficiando não só o agronegócio, mas também a indústria.
Apesar da aprovação, o tratado enfrenta resistência de alguns países, como França e Irlanda. Agricultores europeus temem que produtos do Mercosul, mais baratos, aumentem a concorrência e prejudiquem o setor agrícola local.
🔍 De forma geral, o acordo comercial prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação, além de regras comuns para temas como comércio de bens industriais e agrícolas, investimentos e padrões regulatórios. O texto é negociado há mais de 25 anos.
Se a maioria for confirmada, a União Europeia deve assinar oficialmente o acordo na próxima segunda-feira (12), no Paraguai.
Bolsas globais
Os principais índices de Wall Street encerraram a sessão desta quinta-feira (8) com sinais mistos, conforme investidores seguem cautelosos antes do relatório de emprego na sexta-feira.
O Dow Jones Industrial Average subiu 0,55%, e o S&P 500 avançou 0,01%, enquanto o Nasdaq Composite caiu 0,44%, refletindo uma queda nas ações de tecnologia.
O mesmo aconteceu com os mercados europeus, que fecharam entre altas e baixas. Além de uma onda de vendas no setor de tecnologia, investidores ainda avaliaram resultados de grandes varejistas.
O índice Stoxx 600 caiu 0,2%, registrando o seu segundo dia de queda. Entre as principais bolsas, o DAX (Alemanha) subiu 0,02%, o FTSE 100 (Reino Unido) caiu 0,04%, o CAC 40 (França) avançou 0,12% e o FTSE MIB (Itália) subiu 0,25%.
Já as bolsas asiáticas fecharam em queda. Na China, investidores realizaram lucros em ações financeiras, enquanto em Hong Kong o pessimismo aumentou após recuos de fundos listados nos EUA.
No fechamento, os índices ficaram assim: Hang Seng -1,17% (26.149 pontos), Xangai SSEC -0,07% (4.082 pontos), CSI300 -0,82% (4.737 pontos), Nikkei -1,6% (51.117 pontos), Kospi +0,03% (4.552 pontos), Taiex -0,25% (30.360 pontos) e Straits Times -0,18% (4.739 pontos).
Dólar
freepik

