Comissão debate criação de fundo emergencial para bens tombados em perigo

Neto Talmeli/Prefeitura de Uberaba-MG
Religião - igrejas - católica catolicismo cristianismo tradição cultura museus patrimônio histórico (Museu de Arte Sacra de Uberaba-MG, instalado na Igreja de Santa Rita, fundada em 1854 e tombada pelo Iphan em 1939)
Fundo pretende resguardar bens tombados da degradação ou eventos extremos

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza, na terça-feira (14), audiência pública para discutir a criação e a manutenção de um Fundo Emergencial para Bens Tombados Nacionais em Perigo. O debate será realizado às 10 horas, no plenário 10.

Confira a lista completa de convidadas

O debate atende a pedido da deputada Bia Kicis (PL-DF). Segundo a parlamentar, o objetivo é discutir mecanismos de proteção e financiamento voltados à preservação de patrimônios históricos e culturais ameaçados por abandono, degradação ou eventos extremos.

Bia Kicis destaca que diversos bens tombados estão em situação crítica, com riscos de desabamento, incêndio e perda de valor histórico, como as igrejas das Ordens Primeira e Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro, e a Igreja Conventual de São Francisco de Assis, em Salvador.

“Os inúmeros bens considerados patrimônios históricos arquitetônicos estão carentes de atenção e de recursos específicos para manutenção, o que denota que estão sob grave ameaça”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *