
Elon Musk no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), em janeiro de 2026
AP Photo/Markus Schreiber
A SpaceX, fabricante de foguetes de Elon Musk, anunciou nesta segunda-feira (2) a compra de outra empresa do bilionário: a xAI, dedicada à inteligência artificial.
O movimento, segundo o próprio Musk, busca concretizar um de seus planos mais ambiciosos: o lançamento de data centers no espaço.
“A SpaceX adquiriu a xAI para formar o motor de inovação verticalmente integrado mais ambicioso da Terra (e fora dela), reunindo IA, foguetes, internet espacial, comunicações diretas para dispositivos móveis e a principal plataforma mundial de informação em tempo real e liberdade de expressão”, disse Musk no comunicado em que oficializou o negócio.
“No longo prazo, a IA baseada no espaço é, obviamente, a única forma de escalar. Aproveitar sequer um milionésimo da energia do nosso Sol exigiria mais de um milhão de vezes a energia que a nossa civilização consome atualmente”, acrescentou o bilionário.
“Minha estimativa é que, em dois a três anos, a forma de menor custo para gerar computação de IA será no espaço.”
“No espaço, é sempre ensolarado. Lançar uma constelação de um milhão de satélites que operem como data centers orbitais é o primeiro passo para nos tornarmos uma civilização de nível Kardashev II — capaz de aproveitar toda a energia do Sol — ao mesmo tempo em que apoiamos aplicações de IA para bilhões de pessoas hoje e garantimos o futuro multiplanetário da humanidade”, concluiu Musk.
Data centers no espaço: compra da xAI pela SpaceX impulsiona plano ambicioso de Musk
