
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (26) que irá elevar para 25% as tarifas sobre importações da Coreia do Sul, incluindo as ligadas aos setores automotivo, madeireiro e farmacêutico.
Ao justificar a medida, o republicano acusou o Legislativo do país aliado de “não cumprir” o acordo comercial firmado com os EUA. O anúncio foi feito pelas redes sociais.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
“Como o Legislativo coreano não aprovou nosso histórico acordo comercial — o que é prerrogativa deles —, estou, por meio deste, aumentando as tarifas sul-coreanas sobre automóveis, madeira, produtos farmacêuticos e todas as demais tarifas recíprocas de 15% para 25%.”
A Casa Azul, sede da Presidência da Coreia do Sul, não havia se pronunciado sobre o anúncio até a última atualização desta reportagem.
Veja os vídeos em alta no g1:
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A Coreia do Sul vinha trabalhando para implementar um acordo anunciado com Washington em novembro, que previa a redução das tarifas dos EUA sobre suas exportações.
Mais recentemente, Seul passou a dialogar com a Casa Branca para explicar a investigação sul-coreana sobre a empresa de comércio eletrônico Coupang (CPNG.N), sediada nos EUA, após um vazamento massivo de dados.
Trump tem usado as tarifas como instrumento de pressão ao longo de seu segundo mandato na política externa. Economistas levantaram preocupações sobre essa abordagem, que também enfrenta um teste em um processo em andamento na Suprema Corte dos EUA.
O presidente Donald Trump durante evento com jornalistas em 20 de janeiro de 2026
REUTERS/Jessica Koscielniak
Trump eleva para 25% tarifas sobre produtos importados da Coreia do Sul
