
Henrique Braun
Divulgação/Coca-Cola
A Coca-Cola anunciou na quarta-feira (10) a promoção de Henrique Braun, um executivo da própria companhia, ao cargo de presidente-executivo. Ele substituirá James Quincey num momento em que as grandes empresas de alimentos e bebidas buscam adaptar suas estratégias a consumidores que procuram opções mais saudáveis e com preços acessíveis.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Nos últimos anos, linhas como as bebidas sem açúcar e produtos premium — entre eles o leite Fairlife — ajudaram a manter o desempenho da Coca-Cola mais firme num cenário de consumo instável, diferentemente do que ocorreu com concorrentes como a PepsiCo.
Tanto Quincey quanto Braun começaram na companhia em 1996 e passaram por diferentes posições de liderança ao redor do mundo. Agora, aos 57 anos, Braun assumirá oficialmente o comando da multinacional em 31 de março.
Veja os vídeos em alta no g1:
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Ele foi nomeado diretor de operações em janeiro, cargo em que acumulou experiência em áreas estratégicas, como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e gestão das operações de engarrafamento.
“Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, afirmou Braun em comunicado divulgado pela empresa.
Desde que Quincey, hoje com 60 anos, assumiu o posto de presidente-executivo em 2017, as ações da Coca-Cola acumulam alta de quase 63%. Nesse período, ele liderou a companhia em uma fase de maior foco em bebidas sem açúcar e de baixa caloria, além da inclusão de novas categorias no portfólio, como leite, água com gás, café e energéticos, em parte por meio de aquisições.
“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, avaliou Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partner.
O setor de bens de consumo, de maneira geral, tem passado por mudanças importantes em cargos de alta direção ao longo deste ano, refletindo a necessidade de adaptação das empresas a um ambiente de consumo mais dividido e aos desafios operacionais e logísticos agravados pelas tarifas.
Com informações da agência de notícias Reuters
Coca-cola
Kaboompics/Pexels
Coca-Cola nomeia brasileiro Henrique Braun como novo CEO global
