
A colunista Gillian Tett, do jornal inglês Financial Times, afirmou nesta sexta-feira (28) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu a ofensiva tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, após meses de tensão diplomática envolvendo a prisão de Jair Bolsonaro e a taxação de produtos brasileiros.
Logo no início da análise, Tett ironiza a reversão das tarifas adicionais anunciadas por Trump em agosto, um aumento de 40% sobre as importações brasileiras.
“Como se diz ‘Taco’ — no sentido de ‘Trump Always Chickens Out’ (Trump sempre amarela) — em português?”, escreve, sugerindo que muitos brasileiros agora fariam a provocação “com um sorriso”.
Na visão da colunista, há três lições principais no episódio. A primeira é que a Casa Branca está mais sensível à pressão do custo de vida.
“Pesquisas recentes mostram que a confiança dos consumidores está caindo junto com a popularidade de Trump”, lembra Tett, destacando que reduzir tarifas agrícolas tornou-se um gesto politicamente conveniente.
*Reportagem em atualização
Lula e Trump se encontram na Malásia.
Ricardo Stuckert/PR
Lula venceu queda de braço com Trump, diz Financial Times
