Salão do Automóvel 2025: Hyundai confirma o Ioniq 9, SUV elétrico de luxo, que chega em 2026


Hyundai Ioniq 9
A Hyundai apresentou nesta quarta-feira (19), no Salão do Automóvel de 2025, o Ioniq 9. O SUV totalmente elétrico tem sete lugares e autonomia de até 620 quilômetros, proporcionada pela bateria de 110,3 kWh.
O carregamento vai de 10% a 80% em 24 minutos, desde que esteja disponível um carregador de 350 kW — ainda pouco comum no Brasil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp
O sistema elétrico também pode funcionar como fonte de energia para outros equipamentos, permitindo alimentar dispositivos como notebooks e até uma geladeira.
Sob o capô, o Ioniq 9 entrega até 422 cv de potência. Na parte de segurança, traz 10 airbags e recursos como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.
Hyundai Ioniq 9
Rafael Peixoto/g1
Ao todo, há espaço para sete ocupantes — ou seis, dependendo da configuração escolhida. A opção por levar menos passageiros busca oferecer mais conforto, com assentos mais amplos para cada pessoa.
Nessa configuração, os assentos podem ser girados para ficarem voltados à terceira fileira. Segundo a Hyundai, isso permite que os ocupantes conversem de frente uns com os outros.
Por fora, o Ioniq 9 também se destaca pelas dimensões amplas. Ele ultrapassa os 5 metros de comprimento (5,06 metros) e tem 3,13 metros de entre-eixos.
Para comparação, essa distância é apenas um pouco menor que os 3,20 metros do comprimento total do Caoa Chery iCar e cerca de 40 cm inferior ao tamanho completo de um Fiat Mobi (3,59 metros).
Mesmo com sete lugares — configuração que geralmente reduz o porta-malas — o Ioniq 9 ainda oferece 620 litros de capacidade para bagagens.
Hyundai Ioniq 9
Rafael Peixoto/g1
Data indefinida
O Ioniq chega ao Brasil no ano que vem, ainda sem mês definido pela marca. O lançamento ocorre em um momento em que a Hyundai concentra seus esforços na eletrificação.
O modelo mais recente voltado a esse objetivo é o Hyundai Kona, apresentado em maio deste ano. Ele traz linhas mais modernas e promete rodar 18,3 km/l com gasolina.
Até 2030, a marca pretende comercializar 2 milhões de veículos totalmente elétricos no mundo. A Hyundai também planeja produzir modelos movidos a hidrogênio, que, na prática, utilizam motores elétricos para tracionar as rodas.
O modelo Nexo é um conceito já em teste pela Hyundai no Brasil, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Ele utiliza hidrogênio obtido a partir da queima do etanol.
Hyundai Ioniq 9
Rafael Peixoto/g1
Salão do Automóvel 2025
Após um hiato de sete anos, o Salão do Automóvel de São Paulo volta ao Anhembi, na zona norte da capital, para a sua 31ª edição. A mostra estará aberta ao público entre 21 e 30 de novembro e deve receber mais de 700 mil visitantes, segundo a organizadora RX.
A abertura oficial do evento acontecerá em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, voltado a um público restrito. Para essa data, o ingresso custa R$ 1.000 e dá acesso antecipado às atrações e apresentações musicais.
Depois, o Salão funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
O Distrito Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, na zona norte de São Paulo.
A grande novidade é a Drive Experience, pista montada especialmente para o evento, ocupará 14 mil m² e contará com veículos das marcas BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault.
O circuito terá uma reta de 160 metros e permitirá testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4, com exercícios de slalom (prova de habilidade na qual o carro passa por um circuito de cones em zigue-zague) e frenagem.
Segundo a RX, cerca de 40 modelos estarão disponíveis para os testes, e até mil visitantes poderão participar por dia, em voltas de até 10 minutos.
Veja todos os detalhes na reportagem abaixo.
Salão do Automóvel 2025: tudo o que você precisa saber sobre o evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *