PT deve colar Tarcísio a anistia e tarifaço em inserções de TV
O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) está mais longe de uma candidatura à Presidência da República e já externou a aliados próximos que seu caminho deve mesmo ser tentar a reeleição ao governo estadual.
O movimento ganhou mais força nas últimas semanas, depois de uma tentativa de defender a anistia de Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional e embates com filhos do ex-presidente, em especial Eduardo Bolsonaro.
Tarcísio acabou por se voltar a assuntos de São Paulo, em um movimento lido como tentativa de recuperar espaço que vinha sendo perdido desde o anúncio do tarifaço do governo norte-americano de Donald Trump, costurado por Eduardo nos EUA, e defendido pela família Bolsonaro, mas que atingiu parte importante das empresas de São Paulo.
👉🏽 O desgaste do governador passou por declarações a respeito do Supremo Tribunal Federal (STF), em que fez críticas ao julgamento que condenou Jair Bolsonaro.
Segundo relato de aliados ao blog, Tarcísio de Freitas vinha sendo alertado que estava perdendo espaço em São Paulo e se aproximando perigosamente do discurso de extrema-direita.
Tarcísio discursa durante ato em defesa da anistia a Bolsonaro e aos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023
HUMBERTO BISPO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O governador também se tornou alvo não só do atual governo, com um ataque direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas também de Eduardo Bolsonaro.
Aliados que acompanharam o movimento de Tarcísio viram abertura para o crescimento de outras candidaturas à presidência.
⏳ O PSD, presidido por Gilberto Kassab, secretário do governo de São Paulo e aliado de primeira mão de Tarcísio, ampliou as agendas nacionais de Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná. Na segunda-feira, um jantar em São Paulo reuniu Ratinho, empresários e lideranças políticas.
👉🏽 Integrantes do partido afirmam ao blog que um apoio a Tarcísio ainda seria o plano A, mas que esta possibilidade estava cada vez menor e abria espaço para Ratinho ganhar os holofotes.
Na segunda-feira (29), está previsto um encontro entre Tarcísio e Jair Bolsonaro em Brasília, visita já autorizada pelo STF. Os dois devem tratar das eleições de 2026.
Além de Jair, que mesmo inelegível ainda não aceitou indicar seu sucessor, nos últimos dias Eduardo e Michelle Bolsonaro fizeram declarações de que poderiam ser alternativas do grupo político.
Tarcísio de Freitas está mais longe da candidatura a presidente da República, dizem aliados
