O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (24) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai se expor a nenhuma eventual humilhação caso decida se encontrar com o mandatário norte-americano, Donald Trump.
Em resposta ao deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES), integrante da bancada do agronegócio, que recomendou e questionou se Lula ficará nos Estados Unidos para se encontrar com Trump na próxima semana, Haddad afirmou que o presidente brasileiro não precisa de lição de diplomacia de ninguém.
“Se aconteceu alguma coisa ontem que o senhor deveria se envergonhar, em relação ao presidente anterior [Jair Bolsonaro], é a maneira como o presidente Lula é tratado no exterior por todos chefes de Estado. Ele fala com quem quiser a hora que quiser. Com presidente da Rússia, da França, da China. Não vi seu presidente cumprimentar um chefe de Estado, a não ser de forma vergonhosa para falar ‘I love you’ [para Trump]. Lula não vai se expor a esse tipo de humilhação. Não nega origem humilde, mas sabe se respeitar. Por isso que 50 mil pessoas foram para a rua neste fim de semana”, disse Haddad.
