Estudo do Observatório de Segurança Viária expõe desempenho dos estados brasileiros
Reprodução/Rota das Bandeiras
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) divulgou nesta semana um estudo que classifica os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) em um indicador de segurança viária. O DF aparece como o local mais seguro para dirigir no país.
Segundo o levantamento — que considera uma série de critérios — o Amazonas (AM) é o estado com menor segurança para os motoristas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp
O estudo, chamado IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança), mostra que o DF obteve quatro pontos de cinco possíveis. A capital federal aparece bem à frente dos estados da Região Norte, que concentram os piores resultados do ranking.
Na segunda colocação está o Rio Grande do Sul (3,86), seguido por Goiás, Paraná e Rio de Janeiro, empatados em terceiro lugar com 3,71 pontos cada. No outro extremo, além do Amazonas (1,86), estão Pará (2,14), Amapá, Maranhão e Roraima (2,29 cada) entre os piores desempenhos.
O IRIS faz uma ressalva importante: mesmo que um estado registre poucos casos de infrações, isso não significa necessariamente que ele seja um exemplo de segurança viária. Em muitos casos, o número baixo pode refletir apenas a falta de fiscalização.
Ranking de segurança viária no Brasil:istrito Federal – 4,00
Rio Grande do Sul – 3,86
Goiás, Paraná, Rio de Janeiro – 3,71
São Paulo – 3,57
Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia – 3,29
Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco – 3,14
Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins – 3,00
Minas Gerais – 2,86
Bahia – 2,71
Amapá, Maranhão, Roraima – 2,29
Pará – 2,14
Amazonas – 1,86
Metodologia do IRIS
O projeto IRIS avaliou os estados e o DF com base em sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans):
Gestão da Segurança no Trânsito;
Vias Seguras;
Segurança Veicular;
Educação para o Trânsito;
Vigilância, Promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas;
Normatização e Fiscalização;
Indicadores de Mortalidade.
Destaques por pilar
Veja como estado se saiu em cada aspecto avaliado pelo estudo.
Gestão da Segurança no Trânsito
Avalia governança viária, integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), qualidade dos dados do RENAEST (Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito) e transparência dos Detrans.
Melhores: DF (10), SP (8,1), MS (7,7), RJ (7,7), MT (7,4);
Piores: BA (1,7), TO (1,6), RN (1,6), RR (1,1), PI (0,6), PA (0,4), AP (0).
Vias Seguras
Analisa pavimento, sinalização e extensão de rodovias em condições ruins.
Melhores: SP (10), DF (8,5), MS (8,1), AL (8,0);
Piores: MG (4,9), PA (4,4), MA (4,1), AP (3,9), AM (0,6), AC (0).
Segurança Veicular
Considera itens como airbags, freios ABS e ISOFIX, além da renovação da frota.
Melhores: PA (10), MA (9,7), TO (8,8), RR (8,7), MT (8,7), AC (8,0);
Piores: SC (3,2), PR (1,2), DF (1,2), RS (0,4), SP (0,1), RJ (0).
Educação para o Trânsito
Avalia comportamento dos condutores e efetividade da fiscalização.
Melhores: RS (10), TO (9,1), SC (9,1), ES (9,1), MG (8,5), SE (8,2);
Piores: PA (5,7), MT (5,6), PB (5,4), PI (3,3), RR (0,9), AM (0).
Vigilância, Promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas
Considera número de profissionais de saúde, leitos per capita e estrutura hospitalar.
Melhores: RO (10), RS (9,0), GO (8,5), PI (8,1), PB (8,0), PE (7,8)
Piores: SP (4,0), AC (3,4), AP (2,7), PA (2,2), AM (1,1), SE (0)
Normatização e Fiscalização
Avalia cobertura tecnológica, eficiência na aplicação da lei e registro de infrações.
Melhores: DF (10), GO (4,5), CE (3,4), RJ (3,4), TO (2,7), PB (2,5);
Piores: AL (0,8), MA (0,6), RR (0,5), RO (0,3), AM (0), AC (0).
Indicadores de Mortalidade
Mede taxas de óbitos por veículos, habitantes e quilômetros rodados.
Melhores: SP (10), DF (10), RS (8,6), AP (8,5), RJ (8,5), AC (8,3);
Piores: PB (3,7), MT (3,7), MA (2,9), AL (2,4), TO (2,0), PI (0).
Desigualdades regionais
O painel revela contrastes claros: enquanto o DF, estados do Sul e parte do Centro-Oeste concentram os melhores indicadores, os estados do Norte dominam a faixa inferior do ranking.
Para os especialistas do ONSV, esse desequilíbrio expõe fragilidades históricas em infraestrutura, fiscalização e atendimento às vítimas nessas regiões.
“O objetivo é transformar os dados apresentados pelas unidades da Federação em informações mínimas para uma melhor gestão do trânsito nas respectivas áreas de atuação”, afirma o Observatório.
Yamaha Ténéré 700 está de volta por R$ 72.990 e promete acirrar disputa entre as trail
Onde é mais seguro dirigir no Brasil? DF lidera e Amazonas fica na lanterna, segundo ranking nacional
