Florada dos ipês embeleza a zona rural


Os pés de ipê encantam pela sua exuberância de cores e aromas
Reprodução/TV TEM
A florada dos ipês transforma a paisagem no fim do inverno e chama atenção pelo contraste com a vegetação seca. Com tons vibrantes, especialmente o amarelo, as árvores colorem pastos, estradas de terra e rodovias. A beleza dos ipês inspira poetas, músicos e escritores.
Em Uchôa e Tabapuã, no interior de São Paulo, um caminho cercado por ipês guarda memórias da infância do fotógrafo Ricardo Milani. Com sua câmera, ele registra a beleza das árvores que marcaram sua história.
O ipê é uma árvore nativa da América do Sul e possui mais de 100 variedades. As cores mais comuns são rosa, branco e amarelo. A floração acontece durante o período seco, quando a árvore perde as folhas. Segundo o biólogo Luís Carlos Bernacci, esse é o momento em que os polinizadores são atraídos, o que ajuda na dispersão das espécies.
Em Pindorama (SP), também no interior paulista, uma estrada se tornou ponto turístico após o plantio de 98 ipês há quase 40 anos. As árvores levam de dois a cinco anos para florescer e crescem bem com os cuidados certos nos primeiros anos.
Os ipês também despertam lembranças afetivas. Para Carla Rodrigues, a árvore traz à memória o sonho da mãe de ter um ipê amarelo em casa. “Quando a gente se mudou, a minha mãe sempre teve um sonho de ter um ipê plantado e os netos deram a ela de presente, mas infelizmente ela só conseguiu ver duas floradas”, conta.
Veja a reportagem exibida no programa em 14/09/2025:
Florada dos ipês embeleza a zona rural
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *