Donald Trump demite diretora do FED
O advogado de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), afirmou que ela vai recorrer à Justiça contra a tentativa do presidente Donald Trump de demiti-la.
“Trump não tem poder para tirar Lisa Cook do cargo”, disse o advogado Abbe Lowell em nota enviada à imprensa. “Essa tentativa, baseada apenas em uma carta de referência, não tem fundamento legal nem factual. Vamos processar para contestar essa decisão.”
Para justificar o afastamento de Cook, Trump utilizou um dispositivo da lei de criação do Federal Reserve que autorizaria a demissão de membros do conselho “por justa causa”.
Ao anunciar a demissão de Cook, o presidente republicano mencionou uma denúncia criminal feita em 15 de agosto pelo diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional (FHFA, na sigla em inglês), um aliado de Trump, apresentada ao procurador-geral dos Estados Unidos.
Na denúncia, o governo americano acusa Cook de ter cometido fraude hipotecária ao declarar duas residências como principais para obter melhores condições de financiamento.
*Com informações da Agência Reuters e CNBC
Economista Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Fed
Ken Cedeno/Reuters
Advogado de diretora do Fed diz que vai recorrer à Justiça contra tentativa de Trump de demiti-la
