Donald Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen estão reunidos neste domingo (27) na Escócia para negociar as tarifas entre os Estados Unidos e a União Europeia.
Antes do encontro, o presidente dos EUA afirmou que as tarifas vão começar a vigorar no dia 1° de agosto, próxima sexta-feira, exceto no caso do aço e do alumínio.
Trump e von der Leyen afirmaram que há “50% de chance” de um acordo entre as duas partes. Entre os pontos de discórdia, Trump citou as barreiras às exportações americanas de automóveis e produtos agrícolas.
Segundo informações da agência de notícias France Press, a relação comercial entre EUA e União Europeia chega a US$ 1,9 trilhão (R$ 10,5 trilhões, na cotação atual) anuais em bens e serviços.
Se Trump e Von der Leyen chegarem a um acordo, os termos deverão ser validados pelos 27 Estados-membro da União Europeia, e seus representantes têm prevista uma reunião neste domingo, caso haja sinal positivo.
Outros países
Também antes do encontro, Trump afirmou que os EUA estão perto de um acordo com a China. O presidente americano também disse que Camboja e Tailândia querem negociar tarifas com os EUA.