Cartórios lançam ‘Conta Notarial’ para evitar calotes


Valores podem ficar em custódia para que sejam liberados só depois do aval de um tabelião.
Depositphotos
Cartórios de Notas de todo o país passam a oferecer a Conta Notarial — uma solução que permite o depósito de um valor em custódia, garantindo sua liberação só depois que o cumprimento do contrato seja verificado por um tabelião, informou o Colégio Notarial do Brasil – Rio de Janeiro (CNB/RJ).
A ferramenta foi criada com o objetivo de evitar calotes em situações como a compra de um imóvel, a encomenda de um produto ou o pagamento por um serviço.
Prevista pelo Marco Legal das Garantias (Lei Federal nº 14.711/23), a Conta Notarial foi regulamentada pelo Provimento nº 197/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já pode ser contratada diretamente junto a qualquer Cartório de Notas habilitado, pelo site.
O novo serviço se integra ao e-Notariado, plataforma digital oficial dos Cartórios de Notas, que já oferece escrituras, procurações, testamentos, autenticações e autorizações eletrônicas com validade nacional.
“É uma solução transformadora para os negócios privados no Brasil”, afirma Edyanne Moura da Frota Cordeiro, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Rio de Janeiro (CNB/RJ). “Ao garantir que o dinheiro só será liberado com o cumprimento do que foi pactuado, a Conta Notarial protege ambos os lados e ainda ajuda a reduzir o custo do crédito e o número de disputas judiciais contribuindo com a desjudicialização”, completa.
📸Clique aqui e siga o perfil do g1 no Instagram!
✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *