Empresa Ecovias 101 vai continuar administrando os 478 quilômetros da rodovia no ES e Sul da Bahia. O novo contrato é válido até 2048. A concessionária é responsável pelo trecho desde 2013. BR 101, no Espírito Santo
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A atual concessionária responsável pela BR-101 no Espírito Santo e Sul da Bahia, a Ecovias 101, antiga Eco101, venceu o novo leilão de concessão e continuará administrando os 478 quilômetros da rodovia. O novo contrato prevê a continuidade das obras de duplicação em 172 quilômetros e traz mudanças, como desconto para quem usa pagamento eletrônico e isenção de pedágio para motos.
A Ecovias é a responsável pela operação do trecho desde 2013, quando assinou um contrato com duração prevista de 25 anos. Em 2022, chegou a desistir da concessão e solicitou o encerramento do contrato de forma amigável à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Após negociações, uma repactuação foi definida e o leilão aberto.
Dessa vez, nenhuma outra empresa quis entrar na disputa. O leilão aconteceu nesta quinta-feira (26), na B3, em São Paulo. Agora, a empresa começa um plano de modernização da rodovia. O novo contrato que começa em 2025 tem previsão de fim em 2048.
O diretor-superintendente da Ecovias 101, Roberto Amorim Junior, explicou que a assinatura do novo contrato está prevista para agosto. A partir disso, começa um ciclo de investimentos.
“Esse novo contrato foi construído em cima do que é mais moderno, incorporou as necessidades dos usuários, tem tarifas diferenciadas para cada região, uma justiça maior em termos de tarifa. Além dos descontos e manutenção do serviço de apoio no entorno da rodovia, que é muito elogiado”, afirmou.
BR-101, na Serra, ES
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Principais mudanças
Assim que o contrato for assinado, os motociclistas terão isenção de pedágio em todas as praças. Além disso, usuários que utilizam pagamento automático, por meio de tags, terão desconto de 5%.
As tarifas também serão reajustadas de acordo com a entrega de obras dos trechos. Ainda de acordo com Amorim, o contrato foi estabelecido em dois momentos diferentes: um para os três primeiros anos e o restante dos 21 anos.
Novidades:
🏍️ Motociclistas terão isenção de pedágio em todas as praças;
🚘 Usuários que utilizam pagamento automático, por meio de tags, terão desconto de 5%.
💲 Tarifas também serão reajustadas de acordo com a entrega de obras dos trechos.
As obras que já tem licenciamento ambiental e outros encaminhamentos terão prioridade e serão realizadas nos três primeiros anos. Um exemplo são os contornos de Ibiraçu e Fundão.
Investimentos anunciados
172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;
41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
33,6 km de vias marginais;
Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
14 novos trevos em desnível;
39 retornos em nível;
40 passarelas para pedestres;
75 novos pontos de ônibus;
Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;
34 passagens de fauna.
BR -101 no Espírito Santo
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Duplicação da BR-101 no Espírito Santo
Um dos principais pontos desde o início da atuação da Ecovias 101 na rodovia é a duplicação de trechos considerados perigosos.
Atualmente, 115,92 km já estão duplicados. São eles:
Do Km 205,28 ao 208,17 – João Neiva
Do Km 215,99 ao 220,37 – Ibiraçu
Do Km 257,40 ao 308,20 – Serra
Do Km 308,20 ao 347,70 – Vila Velha/ Anchieta
Do Km 348,3 ao 357,650 – Anchieta
Do Km 363,10 ao 365,30 – Contorno de Iconha
Histórico
Placa que sinaliza o início do trecho sob concessão da Eco101 na BR-101 em Carapina, na Serra, ES
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2013 – Ecovias iniciou a concessão de 478 quilômetros da BR-101 no Espírito Santo. O trecho começa no entroncamento da rodovia estadual baiana BA-698 à divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro. O primeiro contrato era de 25 anos.
2022 – Em julho de 2022, a empresa desistiu da concessão e solicitou o fim do contrato de forma amigável para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
2023 – Em maio de 2023, o governo do Espírito Santo desistiu de assumir a gestão da BR-101. O Estado teria que pagar R$ 600 milhões de indenização e R$ 350 milhões de dívidas da empresa junto ao BNDES, totalizando R$ 950 milhões.
2023 – O governo federal autorizou uma nova licitação para a rodovia.
2024 – O Tribunal de Contas da União (TCU) validou o documento que atualizava o contrato de duplicação da BR-101 no Espírito Santo. Ainda em 2024, um acordo com a União liberou a Ecovias de duplicar 150 km da rodovia e foi anunciado o novo processo de repactuação da rodovia.
Quase 150 km da BR-101 vão ficar sem duplicação no ES
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BR-101 terá isenção de pedágio para motos, descontos para pagamentos eletrônicos e duplicação de 172 km da rodovia
