A crise climática é um dos maiores desafios globais da atualidade, e a inovação tem papel fundamental na busca por soluções eficazes. Criado pelo Banco Central (BC) em parceria com a Fenasbac, o LIFT Data 2025 tem o propósito de fomentar a inovação e promover o uso inteligente de dados para enfrentar os desafios de financiar e monitorar a sustentabilidade e a ação climática. As inscrições de projetos estão abertas até 13 de abril, no site liftdata.com.br.
Alinhada aos debates e às metas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém em novembro, a primeira edição do LIFT Data elegeu como tema a sustentabilidade, com o intuito de gerar insights e ferramentas úteis que possam ser apresentados na COP como exemplos de inovação.
“O programa desafia empresas, cientistas de dados, desenvolvedores e especialistas a criarem soluções para questões relevantes para a sociedade, relacionadas às dimensões da Agenda BC#. Dados públicos, inteligência artificial, sensoriamento remoto e aprendizado de máquina podem transformar a maneira como monitoramos, financiamos e impulsionamos ações sustentáveis”, destaca Viviane Torinelli, da Gerência de Sustentabilidade e de Relacionamento com Investidores Internacionais de Portfólio (Gerip) do BC.
LIFT
Desde 2018, o BC e a Fenasbac mantêm um acordo de cooperação para impulsionar a inovação financeira por meio do ecossistema do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), que já conta com três programas:
- LIFT Lab – voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas em estágio inicial para o mercado financeiro;
- LIFT Learning – focado em pesquisa aplicada com universidades brasileiras;
- LIFT Challenge – edição especial do LIFT Lab, com foco em desafios temáticos, contou com um ciclo voltado para o desenvolvimento de casos de uso para o Drex.
O LIFT Data está configurado como um ambiente colaborativo virtual para fomentar a inovação e promover o uso inteligente de dados no setor financeiro. Seus objetivos são:
- incentivar e acelerar o desenvolvimento dos projetos selecionados no LIFT Data;
- capacitar talentos, criando oportunidades para analistas e cientistas de dados, desenvolvedores, ambientalistas e economistas colaborarem em problemas reais; e
- fomentar a inovação, promovendo o uso de dados públicos para desenvolver produtos de dados.
Desafios da 1ª edição
Com o tema “Dados para Financiar e Monitorar a Sustentabilidade e a Ação Climática”, a primeira edição do LIFT Data propõe três temáticas, em consonância com os pilares centrais da COP30:
- Redução de Emissões e Transição para Baixo Carbono;
- Financiamento para Adaptação, Resiliência e Justiça Climática;
- Preservação de Florestas e Biodiversidade;
- Classificação transversal opcional (temática estimulada): Crédito Rural.
Como participar
As inscrições para o LIFT Data estão abertas até 13 de abril. Os interessados podem se cadastrar e enviar suas propostas pelo site liftdata.com.br.
LIFT Talks
Em março, o BC promoveu edição especial do LIFT Talks em seu canal do YouTube para apresentar detalhes do programa e tirar dúvidas do público. O conteúdo foi apresentado em português com legendas em inglês para que pessoas de diferentes países pudessem acompanhar. Confira aqui.
Mais informações no site liftdata.com.br.