Ambipar pede recuperação judicial no Brasil e nos EUA


A Ambipar protocolou um pedido de recuperação judicial na segunda-feira na 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, após decisão do conselho de administração em caráter de urgência em meio a uma crise de caixa e o risco de pagamento acelerado de dívidas de bilhões de reais.
O pedido foi feito em conjunto com suas afiliadas, incluindo a Environmental ESG Participações.
Em fato relevante, a Ambipar anunciou também o ajuizamento pela Ambipar Emergency Response do processo da falência nos termos do Capítulo 11 nos Estados Unidos.
A empresa disse que o pedido ocorreu “após a descoberta de indícios de irregularidades” ligadas à “contratação de operações de swap pela diretoria financeira e a renúncia abrupta do antigo diretor financeiro”.
Veja os vídeos em alta no g1:
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A companhia adiantou ainda que estas ações resultaram em “pedidos de antecipação de vencimento de dívidas por parte de alguns credores”, após “forte abalo na confiança do mercado em relação ao Grupo Ambipar”.
As ações da Ambipar sofreram forte queda no final de setembro quando João de Arruda deixou o comando da diretoria financeira da empresa, sendo substituído por Ricardo Garcia, que acumulou estas funções com as de relações com investidores.
No pedido de recuperação judicial entregue na Comarca do Estado do Rio de Janeiro, os advogados da Ambipar disseram que já existe um inquérito criminal com o objetivo de apurar as condutas do antigo CFO e de seus associados.
A Ambipar disse que contratou a FTI Consulting para realizar uma investigação, e pediu também as devidas penas e reparações civis pelos prejuízos causados.
A busca da Ambipar pela proteção que obteve da Justiça do Rio de Janeiro teve como gatilho uma operação de crédito da empresa com o Deutsche Bank, que demandou garantias adicionais e que consumiu montante elevado no caixa da companhia em poucos dias.
As ações da Ambipar, que foram excluídas dos nove índices da B3 de que faziam parte, fecharam o pregão de segunda-feira a R$ 0,58, contra mais de R$10 no final de setembro.
O posto de combustível próprio da empresa está localizado em Nova Odessa
Divulgação/Ambipar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *