
EUA retiram tarifas de 40% de alguns produtos brasileiros
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (21) a retirada da tarifa de 40% de alguns produtos brasileiros, decisão publicada pela Casa Branca. A decisão é válida para produtos que entraram nos EUA a partir de 13 de novembro.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
A seleção inclui carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos. São 249 itens que foram acrescentados à lista de exceções do tarifaço aplicado ao Brasil.
Na semana passada, os Estados Unidos já haviam reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios, incluindo café, carne, açaí e manga. Para o Brasil, as taxas haviam caído de 50% para 40%.
Agora, a tarifa para os produtos brasileiros como o café e a carne, que aparecem nas duas decisões da Casa Branca, retorna para os patamares anteriores ao tarifaço de Trump.
Veja o que setores e autoridades dizem sobre a decisão:
Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC)
O setor de carnes comemorou a decisão por considerar que reforça a estabilidade no comércio dos países e mantém condições equilibradas. Em nota, afirmou a “medida demonstra a efetividade do diálogo técnico e das negociações conduzidas pelo governo brasileiro, que contribuíram para um desfecho construtivo e positivo”.
Luis Rua, secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária:
Responsável pela área de relações exteriores do ministério, Luís Rua afirmou que além de carne, café e frutas, a decisão é “muito importante” para água de coco e castanhas, cadeias produtivas também incluídas na retirada de tarifas.
“É uma excelente notícia para o Brasil, que é um importante provedor de alguns produtos agropecuários, e agora passa novamente a ter acesso competitivo ao relevante mercado dos EUA, apoiando assim na estabilização de preços para alguns produtos”, afirmou.
[Esta reportagem está em atualização]
Donald Trump, presidente dos EUA, e Lula, do Brasil, durante encontro na Malásia, no dia 26 de outubro
Evelyn Hockstein/Reuters
EUA retiram tarifas de 40% de café, carnes e outros produtos do Brasil: veja repercussão
