
Jeep Avenger é apresentado no Salão do Automóvel 2025
A Jeep apresentou nesta quinta-feira (20), no Salão do Automóvel 2025, novos detalhes do SUV Avenger, que chegará ao Brasil no ano que vem com dimensões menores que as do Renegade.
O modelo estreia como o novo SUV mais barato da marca, com fabricação nacional em Porto Real (RJ) e assumindo o posto atualmente ocupado pelo Jeep Renegade.
Mesmo com preços semelhantes e disputando o mesmo público, Avenger e Renegade continuarão convivendo no Brasil por algum tempo. O objetivo é claro: enfrentar a concorrência que vem apostando em SUVs menores e mais baratos, como Volkswagen Tera, Renault Kardian e Citroën Basalt. O Chevrolet Sonic também é um concorrente ao ser o “SUV do Onix”
Por fora, o Avenger é menor que o Jeep Renegade. São 4,08 metros de comprimento, ante 4,27 metros do atual SUV. Ele também é mais baixo (1,53 metro, contra 1,69 metro), mais estreito (1,77 metro, contra 1,80 metro) e tem entre-eixos ligeiramente mais curto (2,56 metros, contra 2,57 metros).
Jeep Avenger
Jeep Avenger
Por dentro, o acabamento também é mais simples para ajudar a manter o preço mais baixo. Há mais plástico, o que reduz a quantidade de áreas com toque macio. Em compensação, o porta-malas do Avenger é maior: oferece até 380 litros de capacidade, ante 351 litros do Renegade.
Entre as novidades, o modelo traz o ChatGPT integrado à central multimídia, oferecendo respostas mais naturais às perguntas feitas pelos ocupantes do veículo.
A integração do ChatGPT não é por acaso: a Volkswagen também incluiu uma inteligência artificial no Tera, com proposta semelhante.
No caso da Volks a solução tem nome próprio, de Otto e não ferramenta como o chatGPT. No Tera, o motorista pode fazer pedidos mais indiretos e ainda assim obter uma resposta objetiva — como dizer “estou com frio” e o carro interpretar que deve diminuir a intensidade do ar-condicionado.
Jeep Avenger estreia no Salão do Automóvel de São Paulo
Vinicius Montoia | g1
Por baixo do capô, o Jeep Avenger utiliza o motor 1.0 turbo da Stellantis, o mesmo presente em modelos como Fiat Pulse, Fastback e Peugeot 208. Nesses veículos, o conjunto entrega 130 cv de potência e 25 kgfm de torque, funcionando com gasolina ou etanol. O propulsor está ligado a um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas.
Salão do Automóvel 2025
Após um hiato de sete anos, o Salão do Automóvel de São Paulo volta ao Anhembi, na zona norte da capital, para a sua 31ª edição. A mostra estará aberta ao público entre 21 e 30 de novembro e deve receber mais de 700 mil visitantes, segundo a organizadora RX.
A abertura oficial do evento acontecerá em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, voltado a um público restrito. Para essa data, o ingresso custa R$ 1.000 e dá acesso antecipado às atrações e apresentações musicais.
Depois, o Salão funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
O Distrito Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, na zona norte de São Paulo.
A grande novidade é a Drive Experience, pista montada especialmente para o evento, ocupará 14 mil m² e contará com veículos das marcas BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault.
O circuito terá uma reta de 160 metros e permitirá testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4, com exercícios de slalom (prova de habilidade na qual o carro passa por um circuito de cones em zigue-zague) e frenagem.
Segundo a RX, cerca de 40 modelos estarão disponíveis para os testes, e até mil visitantes poderão participar por dia, em voltas de até 10 minutos.
*Essa reportagem está em atualização.
Salão do Automóvel 2025: Jeep apresenta o Avenger, SUV mais barato da marca
