Expectativa nos canaviais é de uma safra melhor que a anterior


Além de açúcar, os canaviais são utilizados para produzir etanol e subprodutos. Ao contrário da safra de 2024, os agricultores estão otimistas para a colheita deste ano. Expectativa nos canaviais é de uma safra melhor que a anterior
TV TEM
A cana-de-açúcar, apesar de doce, é frequentemente utilizada para a fabricação do etanol, que é um álcool usado no abastecimento de veículos. Apesar de sua importância, as condições climáticas para a produção da safra afetam negativamente as plantações da região.
O ano de 2024 foi marcado pela falta de chuva e, por consequência, as safras de cana-de-açúcar foram prejudicadas pela falta de umidade. No entanto, para este ano, os agricultores estão otimistas com a colheita.
Em uma fazenda localizada em Paraguaçu Paulista (SP), os caminhões que saem do canavial vão para uma unidade de usina que produz o etanol, onde 70% da cana são transformados em álcool. No ano passado, a empresa faturou 8,5 milhões de toneladas de cana e, para este ano, deve chegar a 9 milhões.
Veja a reportagem exibida no programa em 18/05/2025:
[VÍDEO]
Outras usinas também estão em um ritmo intenso para receber as colheitas de cana. Uma grande parte do canavial produzido vai para uma usina localizada em Avanhandava (SP), que opera há 42 anos.
Nesta usina, cerca de 60% da cana viram açúcar, porque é o que tem dado mais retorno financeiro para a empresa, enquanto os outros 40% são usados para produzir o etanol. A usina também aproveita os subprodutos da cana, como bagaço, creme de levedura e vinhaça.
Os canaviais existem em abundância no Brasil, e são bastante utilizados para produzir diversos produtos importantes para o consumo.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Expectativa nos canaviais é de uma safra melhor que a anterior
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *