Salão do Automóvel 2025: veja os 7 principais SUVs lançados no evento, na opinião do g1; VÍDEO


Confira os melhores lançamentos de SUVs no Salão do Automóvel 2025
Desde 2020, a categoria de automóveis mais vendida no Brasil é a de SUVs. Portanto, não poderia ser diferente: o Salão do Automóvel 2025 reúne uma infinidade de utilitários, muitos deles trazidos por marcas chinesas.
Por isso, o g1 selecionou os principais modelos do segmento que foram lançados e estão em exibição no evento.
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⚠️ IMPORTANTE: Esta reportagem deixou de fora dois “titãs” da categoria revelados antes da mostra, o Toyota Yaris Cross e o Honda WR-V. Ambos já têm avaliações publicadas no g1, que podem ser acessadas clicando abaixo.
Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross chega a partir de R$ 161 mil, com duas versões híbridas flex
Honda WR-V
Honda WR-V desafia rivais com mais espaço e preço competitivo
Veja a lista abaixo.
Geely EX5 EM-i
Geely EX5 EM-i
Fabio Tito | g1
A marca apresentou no Salão o EX5 EM-I, distinto do modelo já vendido no país por R$ 205 mil e que é um utilitário totalmente elétrico. Nesta versão é um híbrido plug-in e, inclusive no visual, apresenta diferenças claras em relação ao elétrico e será fabricado no Brasil.
O EX5 EM-I é construído sobre a arquitetura global GEA, plataforma que estreia no Brasil e promete maior rigidez estrutural, melhor aproveitamento do espaço interno e mais eficiência energética. O modelo integra o plano da marca de ampliar sua linha de veículos eletrificados no país.
Além do novo híbrido, a Geely exibe no evento o EX5 elétrico, já anunciado para o Brasil e líder de vendas entre os SUVs C totalmente elétricos na China.
GWM Tank 700
GWM Tank 700
divulgação/GWM
O novo Tank 700 remete bastante ao Tank 300, com apelo off-road. Mas o novo modelo traz uma carroceria menos quadrada, com linhas mais agressivas e um toque extra de esportividade.
O modelo mede 5,09 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos, dimensões que o tornam maior que qualquer outro GWM vendido no Brasil e comparável a SUVs grandes como o BMW X7. Ele supera até o Haval H9.
Sob o capô, o GWM Tank 700 oferece:
Motor V6 biturbo a combustão e dois motores elétricos, um em cada eixo;
Potência combinada de 524 cv;
Torque combinado de 81 kgfm;
Tração 4×4 com vários modos de condução desenvolvidos para uso off-road.
Jeep Avenger
Jeep Avenger é apresentado no Salão do Automóvel 2025
Vinicius Montoia/g1
O Jeep Avenger é novo lançamento que entra na briga em um dos mercados mais competitivos do país.
Com dimensões menores que as do Renegade, ele estreia como o SUV mais acessível da marca e será produzido em Porto Real (RJ). O objetivo do modelo, no entanto, é competir com o avanço dos pequenos SUVs, como Volkswagen Tera, Renault Kardian e Citroën Basalt.
Por dentro, o acabamento é mais simples para ajudar a conter custos e manter o preço competitivo. Há mais plástico rígido, o que reduz as áreas de toque macio. Em compensação, o porta-malas do Avenger é maior: comporta até 380 litros, ante os 351 litros do Renegade.
Em números, o Avenger oferece:
Motor 1.0 turbo já utilizado em modelos como Fiat Pulse, Fastback e Peugeot 208;
Potência de 130 cv;
Torque de 25 kgfm;
Câmbio automático do tipo CVT.
Embora não impressione nos números ou no acabamento, o Avenger se diferencia ao incorporar o ChatGPT na central multimídia, permitindo respostas mais naturais às perguntas dos ocupantes.
A presença dessa tecnologia não é à toa: a Volkswagen também adotou inteligência artificial no Tera, por meio do assistente Otto. Ele permite comandos indiretos, como quando o motorista diz “estou com frio” e o carro reduz automaticamente a intensidade do ar-condicionado.
Kia Sorento
O segundo modelo da Kia nesta lista é o Sorento, que retorna ao Brasil com mudanças importantes e adotando o novo padrão de design da marca, já visto no Sportage: faróis e lanternas mais verticais e iluminação diurna (DRL) com ângulos fechados.
O modelo vem equipado com motor 2.2 diesel e tração nas quatro rodas. No Brasil, deve competir com outros SUVs grandes de sete lugares, como Toyota SW4 e Jeep Commander.
A ficha técnica do novo Sorento traz:
Potência de 194 cv a 3.800 rpm;
Torque de 45 kgfm a 1.750 rpm;
Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos;
Abastecimento com diesel S10.
Kia Sportage
Um dos SUVs mais populares do Brasil, mesmo antes de o segmento ganhar a força atual, é o Sportage. Apesar de não repetir o sucesso de outros tempos, o modelo segue equipado com motor 1.6 turbo associado a um sistema híbrido leve — que não traciona as rodas, mas contribui para reduzir o consumo de combustível e as emissões.
As novidades da nova versão são principalmente estéticas, deixando o Sportage mais moderno e alinhado ao visual dos modelos recentes da Kia.
As alterações incluem:
Novo desenho das lanternas em LED, agora mais verticais;
Iluminação diurna (DRL) com ângulos mais fechados;
Grade frontal mais retangular, reforçando a sensação de maior entrada de ar.
O Sportage já está disponível para compra, por R$ 267.190.
Leapmotor C16
Começando pelo lado luxuoso da Força, o Leapmotor C16 ganha destaque até mesmo por ser o maior e mais completo SUV da marca chinesa, controlada pela dona da Fiat.
Mesmo exibindo o modelo no Salão, a Leapmotor não bateu o martelo em qual versão do C16 chegará ao Brasil. Lá fora, O C16 existe equipado com um sistema totalmente elétrico que entrega 299 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. O conjunto de baterias de 81,9 kWh oferece mais de 600 km de autonomia no ciclo chinês, ainda sem equivalência segundo os parâmetros do Inmetro.
Além da versão elétrica, o C16 também é oferecido no exterior em configuração híbrida, que utiliza um motor 1.5 aspirado apenas como gerador de energia, com promessa de até 1.000 km de autonomia — exatamente como no Leapmotor C10, que já é vendido no Brasil.
Renault Koleos
Renault Koleos
André Fogaça/g1
O projeto do Koleos é fruto da parceria entre a Renault e a chinesa Geely, e chega em um mercado muito explorado por marcas chinesas, como BYD, GWM e pouco aventurado por nomes ocidentais.
O acordo entre as marcas prevê um investimento de R$ 3,8 bilhões para adaptar a fábrica de São José dos Pinhais (PR), à produção de veículos elétricos e híbridos.
Inicialmente, o modelo se chamaria Grand Koleos, mas a Renault optou por apresentá-lo como Koleos Full Hybrid no mercado brasileiro. Em outros países, o SUV utiliza um motor 1.5 turbo de três cilindros, com 150 cv e 22,9 kgfm de torque.
O conjunto inclui ainda dois motores elétricos: um de 82 cv, dedicado à geração de energia, e outro de 136 cv, responsável pela tração. A potência combinada chega a 245 cv, com torque máximo de 32,6 kgfm.
O Koleos chega para competir com modelos de grandes proporções, como a Toyota SW4, graças aos seus 4,78 m de comprimento e 2,84 m de entre-eixos.

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