Salão do Automóvel 2025: Toyota Yaris Cross chega a partir de R$ 161 mil, com duas versões híbridas flex


Toyota Yaris Cross chega para rivalizar com T-Cross, Creta e HR-V
A Toyota anunciou nesta quarta-feira (19) o lançamento do Yaris Cross, o primeiro SUV compacto com opções híbridas flex do país. Produzido em Sorocaba (SP), o modelo já está em pré-venda e chega às concessionárias em fevereiro de 2026.
Ele será oferecido em quatro versões — XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid — com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990.
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Veja abaixo os valores.
XRE – R$ 161.390;
XRE Hybrid – R$ 172.390;
XRX – R$ 178.990;
XRX Hybrid – R$ 189.990.
Ainda não foi confirmado qual será o novo preço do Yaris Cross após o esgotamento das 8.500 unidades ofertadas em pré-venda.
Segundo a marca, o objetivo é ampliar a presença no segmento de SUVs, que representou mais da metade das vendas do mercado brasileiro em 2025.
O modelo chega para complementar a linha composta por Corolla Cross, SW4 e RAV4, mas aponta sua mira contra Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Fiat Pulse.
Toyota Yaris Cross chega com valor inicial de R$ 161.390
Divulgação | Toyota
Além desses, ele também disputa espaço em uma faixa mais baixa de preço, onde está seu principal rival, o Honda WR-V na versão EXL, de R$ 149.900. Veja os valores dos concorrentes:
Volkwagen T-Cross: de R$ 119.990 a R$ 198.490;
Hyundai Creta: de R$ 151.290 a R$ R$ 199.590;
Honda HR-V: de R$ 163.200 a R$ 209.900;
Honda WR-V: de R$ 144.900 a R$ 149.900;
Chevrolet Tracker: de R$ 119.900 a R$ 175.990;
Nissan Kicks: de R$ 166.990 a R$ 199.000;
Fiat Pulse: de R$ 101.990 a R$ 158.990.
Nessa estratégia, o Yaris Cross chega para ser o modelo de maior volume da Toyota, embora a marca continue apostando no Corolla Cross como seu principal campeão de vendas. Assim fica a linha de SUVs da fabricante:
Yaris Cross: de R$ 161.390 a R$ 189.990;
Corolla Cross: de R$ 188.990 a R$ 219.890;
RAV4: R$ 349.290 e R$ 402.420;
SW4: de R$ 412.190 a R$ 469.890.
Toyota Yaris Cross tem versões somente a combustão e híbridas
Divulgação | Toyota
SUV compacto mais econômico do país
O Yaris Cross estreia uma motorização inédita no segmento: um sistema híbrido flex que combina um motor 1.5 a combustão com dois motores elétricos — um que atua como gerador de energia para a bateria e outro que auxilia na tração.
Com etanol, o conjunto entrega até 111 cv e promete consumo de 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, segundo o Inmetro. A Toyota não divulga o torque total de seus veículos híbridos.
O motor a combustão oferece 12,3 kgfm de torque, enquanto o elétrico entrega 14,4 kgfm. Contudo, como os valores não se somam diretamente no uso real, a marca não especifica um valor combinado.
Toyota Yaris Cross chega com medidas semelhantes às dos rivais
Divulgação | Toyota
Esse conjunto é diferente do usado no Corolla e no Corolla Cross, que contam com um motor 1.8 flex nas versões híbridas, ambos com 122 cv.
As versões não híbridas utilizam o motor 1.5 flex de 122 cv e 15,3 kgfm de torque, combinado ao câmbio CVT Multidrive. Em comparação, o 1.5 flex do Honda WR-V oferece 4 cv e 0,5 kgfm a mais.
Com esse conjunto, o lançamento se torna o SUV compacto com sistema híbrido mais econômico do Brasil. Veja as médias de consumo:
Yaris Cross híbrido
Cidade: 13,2 km/l (com etanol) e 17,9 km/l (com gasolina);
Estrada: 10,7 km/l (com etanol) e 15,3 km/l (com gasolina);
Yaris Cross a combustão
Cidade: 8,8 km/l (com etanol) e 12,6 km/l (com gasolina);
Estrada: 10,2 km/l (com etanol) e 14,3 km/l (com gasolina).
A Toyota afirma que a tecnologia pode reduzir o consumo em até 30% em comparação às versões não eletrificadas e emitir até 77% menos CO₂ quando abastecida com etanol.
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Espaço, conforto e estilo
Com 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, o Yaris Cross tem dimensões próximas às de WR-V e Creta. Ele é 1 cm mais curto, 2 cm mais estreito e tem entre-eixos 3 cm menor que o WR-V. A altura é a mesma do modelo da Honda.
O porta-malas segue a média do segmento: 400 litros na versão convencional e 391 litros na híbrida. A diferença ocorre porque a bateria do sistema híbrido fica no assoalho, reduzindo levemente o espaço.
Nessa capacidade, o porta-malas da versão a combustão é 22 litros menor que o do Hyundai Creta e 58 litros menor que o do WR-V.

Equipamentos
As versões XRE e XRE Hybrid trazem:
Seis airbags;
Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold;
ISOFIX;
ABS com EBD;
Controle de estabilidade e tração;
Assistente de partida em rampa;
Faróis de LED;
Rodas diamantadas de 17”;
Chave presencial;
Ar-condicionado digital automático;
Multimídia com tela de 10″ com espelhamento sem fio;
Carregador por indução;
Painel digital de 7”;
Câmera de ré e sensor traseiro;
Versões XRX e XRX Hybrid (topo de linha) acrescentam:
Rodas diamantadas de 18”;
Iluminação ambiente interna;
Monitor de ponto cego;
Visão panorâmica 360°;
Sensor dianteiro;
Abertura elétrica do porta-malas com movimento do pé;
Teto solar panorâmico
Wi-Fi para até 10 dispositivos (gratuito por um ano);
E app com informações do veículo, como: histórico de viagens, diagnóstico do veículo, avisos de revisão e monitoramento remoto.
O Yaris Cross terá o programa Toyota 10, que pode estender a garantia total para até 10 anos, sem custo adicional, desde que as revisões sejam feitas na rede autorizada. O sistema híbrido tem garantia de 8 anos ou 200 mil km.
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