Toyota Yaris Cross chegará ao mercado nos próximos meses
Divulgação | Toyota
O Toyota Yaris Cross está pronto para estrear no Brasil. O SUV subcompacto da marca japonesa chegará será oficialmente lançado em outubro e chegará às lojas em novembro, segundo a Toyota. O carro terá produção nacional na fábrica de Sorocaba, no interior paulista. As informações foram confirmadas pela fabricante nesta quinta-feira (17).
Além desta novidade, a fabricante anunciou para setembro a chegada da de uma configuração mais barata do Corolla sedan, a GLi híbrida (que falaremos adiante).
A nova onda de utilitários esportivos subcompactos tem movimentado o mercado, com lançamentos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e o prometido Honda WR-V, previsto para setembro. Agora, é a vez do Toyota Yaris Cross.
O nome Yaris já é familiar ao consumidor brasileiro desde 2018, com as versões hatch e sedã posicionadas entre os hatches compactos premium, como Honda Fit, e as configurações mais caras de Chevrolet Onix e Hyundai HB20. No entanto, o sedã já saiu de linha, e o hatch deve seguir o mesmo destino, sendo destinado apenas para exportação para os países vizinhos. O objetivo é dar lugar à produção do novo SUV na unidade fabril.
De acordo com Evandro Maggio, ainda são produzidos cerca de 37 mil unidades do Yaris hatch para mercados como Argentina e Uruguai. E por mais que já tenham sido descontinuados, ambas as versões ainda estão disponíveis no site de vendas da companhia, com preços a partir de R$ 111.090 (hatch) e R$ 113.290 (sedã). E, na onda da hibridização flex, a Toyota promete entregar um dos SUVs mais econômicos do segmento.
Yaris Cross será comercializado em versões híbrida plena e apenas a combustão
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Embora ainda não tenha revelado detalhes sobre versões e configurações técnicas, é provável — com base no modelo vendido no exterior — que o Yaris Cross utilize um motor 1.5 flex aspirado de ciclo Atkinson (diferente do ciclo Otto convencional), com 91 cv de potência e 12 kgfm de torque, combinado a um motor elétrico de 80 cv e 14 kgfm. Assim, ele será o primeiro SUV de entrada com propulsão híbrida flex plena.
A potência combinada, que nunca é uma simples soma, deve girar em torno de 115 cv — número ainda não confirmado pela Toyota.
Esse conjunto híbrido é diferente do usado no Corolla e no Corolla Cross, que contam com motor 1.8 e potência combinada de 122 cv (a Toyota não divulga o torque desses modelos).
Yaris Cross promete ser um dos carros mais econômicos da categoria
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O Yaris Cross, portanto, deve manter a base dos atuais hatch e sedã, que também usam o motor 1.5 flex aspirado, mas com 110 cv e 14,9 kgfm com etanol, nas versões de entrada. E terá a opção híbrida flex na topo de linha, como ocorro com o Corolla Cross.
Com a chegada da versão híbrida, o desempenho deve se equiparar, com cerca de 115 cv. Todas as versões devem contar com câmbio automático do tipo CVT.
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SUV compacto
Em relação ao líder da categoria, o Volkswagen T-Cross, o Yaris Cross deve ser 10 cm mais comprido, 4 cm mais alto e 1 cm mais largo.
Ele ficará posicionado abaixo do Corolla Cross na linha da Toyota. O SUV médio tem 15 cm a mais de comprimento, 5 cm a mais de largura e a mesma altura do novo utilitário de entrada da marca.
O entre-eixos do Yaris Cross é de 2,62 m — 3 cm menor que o do T-Cross e 2 cm menor que o do Corolla Cross —, o que indica uma cabine mais compacta, com foco no espaço para bagagens.
No Chile, onde já é vendido, o porta-malas do Yaris Cross tem 471 litros (ou 466 litros na opção híbrida), contra 440 litros do Corolla Cross e 373 litros do T-Cross.
O bagageiro será uma das referências do segmento com 471 litros
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Entre os principais equipamentos do Yaris Cross chileno estão a central multimídia com tela de 10,1 polegadas, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além de seis airbags de série. A lista de equipamentos da variante brasileira ainda não foi divulgada.
Quanto vai custar?
No Chile, a versão mais acessível do Yaris Cross custa 17.590.000 pesos chilenos, com câmbio manual e motor 1.5 aspirado. Em conversão direta, sem impostos, o valor equivale a cerca de R$ 101 mil.
Contudo, pelo porte, é capaz que ele chegue com preços que girem em torno de R$ 150 mil a R$ 200 mil, como no caso dos principais rivais.
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Corolla Hybrid GLi
O Corolla vai ganhar, em 2025, mais um membro à sua já extensa família. Será acrescentado ao portfólio do modelo a uma configuração mais barata com propulsão híbrida, a Hybrid GLi, que chega em setembro.
Atualmente, o sedan é vendido em cinco versões, mas existe uma distância considerável de preço entre a configuração intermediária (XEi) e a topo de linha (Altis Premium). Veja abaixo:
GLi: R$ 167.590;
XEi: R$ 168.890;
Altis Premium: R$ 196.590;
Altis Hybrid Premium: R$ 199.990;
GR-Sport: R$ 196.990.
Toyota Corolla GLi terá opção híbrida flex
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Com base nos preços acima, a diferença entre a configuração XEi e a Altis Premium é de R$ 27.700. Para a Altis Premium com motor híbrido, o intervalo cresce para R$ 31.100. Portanto, a Toyota resolveu acrescentar uma configuração híbrida flex para diminuir esta distância.
Considerando que a diferença de preços entre as configurações Altis Premium apenas com motor a combustão e híbrida é de R$ 3.400, e sabendo que elas possuem exatamente o mesmo nível de equipamentos, espera-se que o preço do GLi híbrido chegue por volta de R$ 170 mil a R$ 175 mil (ainda sem confirmação da fabricante).
De acordo com o diretor comercial da Toyota do Brasil, a escolha GLi híbrido (configuração de entrada) e não XEi (intermediária) se deve não só pelo consumidor do varejo, mas pela importância das frotas. “É um carro mais acessível”, garante José Ricardo Gomes.
“A configuração GLi é muito importante por ser híbrida flex e significa que o Corolla passa a ser híbrido em toda a sua gama. Nós queremos tornar a configuração híbrida a dominante na Toyota”, enfatiza Maggio.
Apesar do momento oportuno, pois o Corolla GLi híbrido flex chegará justamente no momento em que o governo federal anunciou a redução de IPI para carros menos poluentes, a fabricante alega que foi apenas uma coincidência, pois esse carro já estava nos planos há pelo menos 18 meses.
Mas a Toyota garante que não vai parar por aí. Da mesma forma que existe um intervalo entre as versões do Corolla, o SUV também passa pelo mesmo ponto de atenção. Entre a configuração XRE e XRX, ambas com motor 2.0 aspirado, há uma diferença de mais de R$ 16 mil.
Perguntada, a Toyota afirma que considerar chance de produzir, no futuro, uma configuração híbrida flex plena mais em conta também para o Corolla Cross.
Fábrica de Sorocaba passa por reformulação
No primeiro semestre de 2025, a Toyota já produziu mais de 99 mil carros em suas fábricas no Brasil, uma em Sorocaba e outra em Indaiatuba (esta última também no interior de São Paulo, mas em processo de desmontagem). Segundo dados informados pela marca, desse montante fabricando, aproximadamente 89 mil carro foram comercializados do começo do ano até junho.
A previsão da fabricante é de produzir até 207 mil unidades até o fim de 2025. Destes, a montadora prevê comercializar 203 mil carros.
A Toyota, no entanto, promete produzir ainda mais em 2026 com a ampliação da segunda parte da planta de Sorocaba, que vai substituir a de Indaiatuba.
Segundo Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, a capacidade das duas linhas de produção da unidade de Sorocaba serão responsáveis pela produção de 275 mil carros por ano, cerca de 70 mil a mais do que é feito atualmente.
A primeira linha da fábrica tem capacidade para entregar 175 mil, enquanto a nova, ainda em construção, entregará 100 mil carros em doze meses. Esta segunda unidade vai fabricar dois modelos híbridos plenos, como o Corolla sedan e outro veículo inédito que a fabricante anunciará nos próximos meses.
Para fazer tal reformulação, foram investidos R$ 11,5 bilhões e gerará dois novos produtos para o mercado brasileiro.
“A nova fábrica de Sorocaba tem o tamanho de 40 campos de futebol, são 400 mil metros quadrados, dos quais 160 mil são de área construída. Há 1.100 operários nas obras e ela estará funcionando no segundo semestre de 2026”, diz o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio.
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