Chevrolet Onix renova visual para frear queda nas vendas; veja preço e o que mudou

Em primeira reestilização desde 2019, o Onix traz novidades importantes para peitar a concorrência, mas não muda correia dentada banhada que exige óleo específico. A GM anunciou um banho de loja para tornar o Chevrolet Onix mais atrativo. O modelo agora conta com faróis totalmente em LED, uma nova central multimídia e, finalmente, substitui os ponteiros analógicos do painel por um display digital. Os preços partem de R$ 102.990 e chegam aos R$ 130.190, com cinco anos de garantia.
As mudanças estéticas aproximam o hatch compacto do que já foi apresentado pela GM no SUV Tracker, incluindo a central multimídia com design que integra a tela ao painel de instrumentos. No entanto, as atualizações tecnológicas contrastam com a ausência de melhorias no motor 1.0 turbo.
O motor não passou por aprimoramentos. Na verdade, manteve a problemática correia banhada a óleo e perdeu potência. Agora o Onix é o hatch compacto com o menor desempenho entre os concorrentes também turbinados.
Peugeot 208: 130 cv;
Citroën C3: 130 cv;
Hyundai HB20: 120 cv;
Volkswagen Polo: 116 cv;
Chevrolet Onix: 115 cv.
O novo visual do Chevrolet Onix passa por novidades importantes do lado de fora. A mais visível delas é o abandono de lâmpadas halogenas por conjunto totalmente em LED, até para a luz de neblina. No mesmo local, o para-choque tem novo desenho, trazendo barra alinhada na altura dos faróis.
Chevrolet Onix vive época de vacas magras
O Chevrolet Onix já ocupou a liderança absoluta de vendas no Brasil. Em seu auge, o hatch compacto vendeu 131,2% a mais que o segundo colocado no ranking dos veículos mais vendidos do país, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Foram 241.214 unidades do Onix emplacadas, contra 104.331 do Ford Ka. Alguns fatores contribuíram para esse sucesso, como a ampla oferta de versões com diferentes faixas de preço e itens de série ausentes nos concorrentes, como a central multimídia com espelhamento de celular via Apple CarPlay e Android Auto, além de Wi-Fi integrado em alguns modelos.
No entanto, o modelo ficou seis anos sem passar por uma reestilização, o que dificultou seu acompanhamento da evolução dos concorrentes. Esse atraso foi reconhecido até por Fabio Rua, vice-presidente da General Motors Brasil, em entrevista exclusiva ao g1, em março.
“O Onix é um sucesso há décadas, com oscilações de aceitação do público ao longo do tempo, este que culmina talvez com períodos mais extensos sem uma atualização um pouco mais expressiva”, comentou Fabio Rua.
O desgaste na imagem do Onix também se deve a outros fatores, como a correia dentada banhada a óleo, que pode ser danificada caso o proprietário não utilize o lubrificante recomendado pela GM, reduzindo sua durabilidade e podendo até causar danos ao motor.
A queda nas vendas foi significativa e não apresentou recuperação desde então. De 241,2 mil unidades emplacadas em 2019, o número caiu para menos de 100 mil em 2024. No primeiro semestre de 2025, o Chevrolet Onix registrou 34,3 mil unidades vendidas — quase a metade das 62,6 mil da líder Fiat Strada e das 57,2 mil do Volkswagen Polo no mesmo período.

A freada brusca no sucesso de vendas, inclusive, causou uma revisão de atividades na fábrica da GM em Gravataí (RS), de onde saem todas as versões do Onix vendidas no Brasil. Enquanto o sindicato dos metalúrgicos falava em paralisação da produção, a GM apontava que a planta gaúcha passaria por reformulação, mas manterá um dos turnos.
*Reportagem em atualização.

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